Prefeitura de Niterói realiza blitzes contra “rolezinhos” e motos barulhentas

Ação integrada do Município com forças de segurança abordou 170 motociclistas e multou 45

  Duas ações integradas da Prefeitura de Niterói com as forças de segurança flagraram motoqueiros realizando “rolezinho”, sem documentos e com escapamentos adulterados e barulhentos. No total, 170 motociclistas foram abordados com um total de 45 autuações pelas mais diversas irregularidades.
Em Santa Rosa, Zona Sul da cidade, agentes da Guarda Municipal e do 12° Batalhão da Polícia Militar flagraram cerca 40 motoqueiros que estavam praticando “rolezinho” no acesso ao Morro do Zulu. Onze deles foram abordados e autuados por 18 infrações.

A ação aconteceu na madrugada desta terça-feira (02), entre 1h20 e 3h50, e foi realizada com acompanhamento em tempo real pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que identificou a movimentação das motos por meio de um sistema de inteligência artificial. A operação vem sendo realizada com blitz surpresa, em conjunto com diversas forças de segurança pública como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a NitTrans.

Combate ao barulho excessivo – Em Maria Paula, na Região de Pendotiba, a blitz aconteceu na tarde desta terça-feira (01) para coibir motos barulhentas. Os agentes da NitTrans, do Segurança Presente e da Guarda Civil Municipal da Prefeitura, abordaram 159 motos. Três estavam com o escapamento adulterado e foram rebocadas. Ao todo, vinte e sete motociclistas foram autuados por diversas infrações.

Além do combate aos altos ruídos emitidos por escapamentos adulterados, a fiscalização também verifica outras infrações, como documentação irregular, falta de capacete e uso de calçados inadequados. A população pode contribuir indicando, pelas redes sociais da NitTrans, locais onde há recorrência dessas infrações para futuras operações.

A blitz contra motos barulhentas tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A ação é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support