
Prefeitura de Niterói realiza blitzes contra “rolezinhos” e motos barulhentas
Ação integrada do Município com forças de segurança abordou 170 motociclistas e multou 45
Duas ações integradas da Prefeitura de Niterói com as forças de segurança flagraram motoqueiros realizando “rolezinho”, sem documentos e com escapamentos adulterados e barulhentos. No total, 170 motociclistas foram abordados com um total de 45 autuações pelas mais diversas irregularidades.
Em Santa Rosa, Zona Sul da cidade, agentes da Guarda Municipal e do 12° Batalhão da Polícia Militar flagraram cerca 40 motoqueiros que estavam praticando “rolezinho” no acesso ao Morro do Zulu. Onze deles foram abordados e autuados por 18 infrações.
A ação aconteceu na madrugada desta terça-feira (02), entre 1h20 e 3h50, e foi realizada com acompanhamento em tempo real pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que identificou a movimentação das motos por meio de um sistema de inteligência artificial. A operação vem sendo realizada com blitz surpresa, em conjunto com diversas forças de segurança pública como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a NitTrans.
Combate ao barulho excessivo – Em Maria Paula, na Região de Pendotiba, a blitz aconteceu na tarde desta terça-feira (01) para coibir motos barulhentas. Os agentes da NitTrans, do Segurança Presente e da Guarda Civil Municipal da Prefeitura, abordaram 159 motos. Três estavam com o escapamento adulterado e foram rebocadas. Ao todo, vinte e sete motociclistas foram autuados por diversas infrações.
Além do combate aos altos ruídos emitidos por escapamentos adulterados, a fiscalização também verifica outras infrações, como documentação irregular, falta de capacete e uso de calçados inadequados. A população pode contribuir indicando, pelas redes sociais da NitTrans, locais onde há recorrência dessas infrações para futuras operações.
A blitz contra motos barulhentas tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A ação é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).