Prefeitura de Niterói realiza final de semana inclusivo

 Crianças e adultos com deficiência ou mobilidade reduzida estão convidados para um final de semana de integração, acessibilidade e atividades recreativas e esportivas, em Niterói. 

Neste sábado (10), o Projeto Praia Sem Barreiras, da Prefeitura de Niterói, desembarca na Praia de Icaraí, a partir das 9 da manhã, na altura da Rua Miguel de Frias, com a Remada do Dia das Mães, na canoa polinésia. O evento, realizado pela Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Executiva do Município, também vai promover atividades lúdicas na areia para pessoas de todas as idades. Não é necessário se inscrever antes: basta chegar e participar. 

No domingo (11), a programação começa às 8h, no mesmo local, com um café da manhã especial em homenagem ao Dia das Mães, seguido de jogos, dança e oficinas, entre outras atividades. 

Para o prefeito Rodrigo Neves, o projeto Praia Sem Barreiras reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a cidadania. 

“Estamos garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, tenham acesso pleno ao lazer e à beleza das nossas praias.  Niterói se preocupa e trabalha para que as famílias atípicas e pessoas com deficiência se sintam acolhidas”, declarou Rodrigo Neves.

O projeto foi idealizado pela coordenadora de Acessibilidade do Município, a médica neurologista Tânia Rodrigues, que aos três anos teve poliomielite e perdeu os movimentos das pernas.

“O Praia Sem Barreiras tem sido reconhecido por seu impacto positivo na vida das pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. A iniciativa também contribui para a conscientização da sociedade sobre a importância da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para todos”, disse Tânia Rodrigues.

O secretário Executivo, Felipe Peixoto, destaca que o projeto vem ganhando adesões a cada edição. Desde outubro de 2024, cerca de 1.500 pessoas já foram atendidas. 

“Democratizar os espaços públicos passa obrigatoriamente por viabilizar o acesso de PCDs aos lugares que têm barreiras naturais, como a areia da praia e o mar. O projeto é um sucesso e coloca a cidade na vanguarda da acessibilidade”, afirmou Felipe Peixoto.

Serviço:

Local: Praia de Icaraí, na altura da Rua Miguel de Frias

Horário: sábado de 9h às 12h / domingo de 8h às 11h

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support