Prefeitura de Niterói revitaliza Hospital Carlos Tortelly

Uma das maiores unidades públicas de saúde de Niterói, o Hospital Municipal Carlos Tortelly passa por obras e melhorias que beneficiam diretamente pacientes e funcionários, proporcionando ambientes mais acolhedores, adequados, com conforto e qualidade. Com o total de 30 leitos, a Enfermaria 2, localizada no segundo andar, está sendo totalmente reformada pela Prefeitura de Niterói e terá dois postos de enfermagem, banheiros adaptados, nova iluminação e climatização de todo o espaço, além de receber novo mobiliário. A obra está prevista de ser concluída no fim de julho.

A Prefeitura também já reformou totalmente a Enfermaria 3 e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), que pode ser ampliado passando de 10 para 20 leitos no total. O próximo passo é reformar a Enfermaria 1, fechando os projetos de melhorias previstos para os setores de internação da unidade.

“O Carlos Tortelly é um dos mais importantes hospitais da nossa rede de saúde e precisava passar por reformas, além das manutenções, que são fundamentais para acolher os pacientes com conforto. Desde o início da gestão nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a estrutura das unidades de saúde. Já entregamos, no primeiro semestre deste ano, a maternidade Alzira Reis, em Charitas, e o laboratório Miguelote Viana. Nos próximos dias, abriremos a nova Policlínica de Piratininga, que mudou de endereço e também passou por ampla reforma. Depois vamos inaugurar a nova enfermaria do Tortelly”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Além do aumento dos leitos de CTI, a recepção foi reestruturada para proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional para os pacientes e funcionários, com pintura, troca das portas e instalação de sistema de climatização. O prédio recebeu ainda pintura externa e toda a iluminação foi renovada com a instalação de cerca de mil novas lâmpadas. Na agência transfusional foram implementadas medidas de manutenção corretiva para garantir a adequada ativação do setor, bem como o pleno funcionamento dos equipamentos.

“É um desafio fazer uma obra dentro de um hospital em funcionamento, mas o atendimento não pode parar. A população segue sendo bem recebida diariamente e orientada quanto às mudanças internas. O Carlos Tortelly é um grande hospital que realiza milhares de atendimentos e vem se qualificando também em novas frentes de assistência hospitalar, conquistando um reconhecimento importante, como a certificação platina pela implantação da linha de cuidado de AVC”, disse a secretária de Saúde, Ilza Fellows.

Segundo o diretor do hospital, Bira Ramos, as melhorias são fundamentais para fortalecer o compromisso com a qualidade do atendimento e com o bem-estar de todos.

“Estamos realizando melhorias na unidade, sempre com o compromisso de proporcionar um atendimento de excelência e humanizado, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais que atuam no hospital. As obras de reforma têm como objetivo aprimorar nossas instalações, garantindo mais conforto e eficiência nos serviços oferecidos à população de Niterói”, afirma o diretor.

Ele lembra ainda que o prédio foi construído em 1982, funcionando inicialmente como um ambulatório do antigo Centro Previdenciário de Niterói, do governo federal, até ser cedido à Prefeitura de Niterói para abrigar o hospital de emergência da rede municipal de saúde.

Maior hospital da rede municipal

Única unidade de portas abertas para atendimento clínico e odontológico, o Hospital Carlos Tortelly é o maior da rede municipal de saúde e possui hoje 122 leitos de internação, sendo 20 leitos de CTI, além de 11 consultórios, sendo cinco no setor de emergência e seis no Serviço de Atendimento Especializado. O centro de imagem dispõe de exames de tomografia, raios x, ultrassonografia, ecodoppler, colonoscopia e endoscopia.  Por ano, o hospital realiza cerca de 5 mil atendimentos de emergência, 3.600 internações, 360 mil exames laboratoriais e 24 mil tomografias computadorizadas.  Ao todo, 840 profissionais trabalham na unidade de saúde.

Referência no tratamento de HIV – Referência no tratamento de crianças e adultos com vírus HIV positivo, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza atendimento a 3 mil pacientes cadastrados, incluindo 25 crianças.  O espaço conta com seis consultórios, uma sala de procedimentos e uma brinquedoteca toda reformada para as crianças. O serviço dispõe ainda da especialidade infectopediatra.

O hospital também possui um Serviço Social e setor de Ouvidoria para atendimento presencial aos usuários. Já o Núcleo de Atendimento Familiar (NAF) presta orientações diversas e auxílio aos familiares no momento da internação no setor de emergência.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support