Prefeitura define metas prioritárias para 2026 no 1º Encontro de Gestores do ano

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quarta-feira (4), o 1º Encontro de Gestores de 2026 e o 11º da atual administração. Presidido pelo prefeito Rodrigo Neves, o evento reuniu todo o secretariado municipal para o alinhamento estratégico e a pactuação das metas prioritárias que serão executadas ao longo do ano, seguindo o Plano Anual de 2026.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão com projetos estruturantes que impactam diretamente o cotidiano dos cidadãos. Dentre os principais compromissos assumidos para 2026, destacam-se as inaugurações do Super Centro de Exames e Especialidades da Região Oceânica, do novo Cinema Icaraí, da Arena Niterói e do Distrito de Inovação da Cantareira; o início do Programa Vida Nova no Morro; a ampliação da oferta de educação integral e de vagas na Rede Municipal; o início das obras de macrodrenagem do Rio Icaraí e da Nova Alameda São Boaventura; e a expansão do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

“Nós vamos ter mais de 300 entregas este ano. Temos muito trabalho pela frente, mas a sociedade reconhece nossos esforços. Cuidamos por um profundo sentimento de compromisso e amor pelas pessoas e pela cidade. Esse sentimento é compartilhado por todos nós e serve de inspiração para outras cidades, pois o que fazemos aqui não apenas transforma a realidade de Niterói, mas também motiva outras cidades a transformarem as suas”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

Segurança Pública

Estão previstas a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, com novas convocações; a inauguração da Cidade da Polícia, em parceria com o Estado; a capacitação dos agentes em proteção à mulher; o aprimoramento do aplicativo SOS Mulher; o início da obra do Centro de Formação e Especialização da Guarda; e a ampliação da estrutura do Cisp, que vai agregar novas tecnologias.

Saúde

O planejamento prevê a inauguração, no primeiro semestre, do Super Centro de Exames e Especialidades, em Piratininga, na Região Oceânica, e o início da obra do Super Centro da Zona Norte. Também está previsto o início das construções das unidades do Programa Médico de Família (PMF) Jardim das Paineiras, Igrejinha e Palmeira. Será implementado ainda um programa exclusivo para mulheres, dedicado à detecção precoce e ao tratamento dos cânceres de colo do útero e de mama.

Em conjunto com a Assistência Social, também serão fortalecidas as ações de acolhimento humanizado do Programa Recomeço.

Educação

O Programa Quarta Presente será estendido a todas as escolas do Ensino Fundamental, e currículos com foco em letramento digital e espaços maker serão adotados nas 12 unidades do Fundamental II.

Um marco será a implantação da primeira escola pública bilíngue português/espanhol de Niterói, na Escola Municipal Dom José Pereira Alves, na Vila Ipiranga.

A rede municipal será fortalecida com a inauguração da nova unidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental E.M. Lucília Gomes Monteiro da Silveira, no Engenho do Mato, além do início da construção da UMEI na Engenhoca.

Mobilidade, Infraestrutura e Turismo

A meta inclui a substituição e modernização de todos os semáforos da cidade, para dar mais fluidez ao trânsito. Também estão previstos os editais para as obras do VLT Barreto–Centro, a expansão do sistema de bicicletas compartilhadas NitBike e a entrada em operação do novo Bicicletário público de Charitas. Também estão previstas a reestruturação do Observatório do Turismo.

Obras e Urbanização

Serão iniciadas intervenções de macrodrenagem em Icaraí e nos rios João Mendes, da Vala, Colibri e de Itacoatiara, com a conclusão das obras em Camboinhas, Engenho do Mato e Maravista. Novas ações de urbanização de comunidades e a ampliação da iluminação pública em LED por toda a cidade também estão no plano.

Esporte e Políticas para Mulheres

Será implementado o programa Bolsa Atleta, para apoio financeiro a atletas locais. O programa Niterói por Elas seguirá integrando ações de prevenção, acolhimento e promoção de direitos, com a implantação do projeto Mulheres Construtoras, a inauguração do Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM) no PMF do Preventório, a implementação do Programa Dignidade Menstrual nas escolas e a formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil.

“Este é o primeiro Encontro de Gestores do ano e marca um momento estratégico de alinhamento e planejamento da Prefeitura. Estamos pactuando as metas anuais de 2026, com foco na integração entre as secretarias, no acompanhamento de resultados e na priorização de ações que gerem entregas concretas e de impacto positivo para a população. O Plano de Metas orienta esse processo e garante que toda a administração municipal avance de forma organizada, eficiente e comprometida com o desenvolvimento de Niterói, perseguindo a nossa visão de futuro de sermos a melhor cidade para viver, prosperar e ser feliz”, afirmou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Elissa Rasma.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support