Prefeitura reforça patrulhamento com 80 novos guardas municipais a partir do dia 17

Suenia Fernanda Figueiredo, 42 anos, tem dois filhos, é formada em direito, tem pós-graduação em inteligência policial e, agora, realiza o sonho de contribuir com a segurança e o bem-estar da cidade onde vive com a família. Ela é uma das quase  80 pessoas da nova geração de guardas civis municipais de Niterói que, a partir do dia 17 de novembro, estarão prontas para reforçar o patrulhamento nas ruas da cidade. Durante três meses, ela e os colegas participaram de um treinamento intenso, com aulas práticas e teóricas, com foco numa abordagem humanizada.

“Sou moradora de Niterói, nascida e criada aqui. Vejo a Guarda como essencial, não só no policiamento, mas na proteção da comunidade, mediação de conflitos e promoção da cidadania. O treinamento tem sido muito bom, e o que mais gostei foram as aulas práticas de patrulhamento e trânsito, que mostram como aplicar o que aprendemos na vida real”, destacou a futura guarda.

O curso preparatório, realizado na Cidade da Ordem Pública, foi estruturado simulando situações reais. As atividades incluíram mediação de conflitos, atendimentos a ocorrências de violência doméstica (Lei Maria da Penha), resgate de animais, contenção de chamas, primeiros socorros em partos e acidentes de trânsito, além de uso de armas não letais e técnicas de policiamento comunitário.

“Esses novos guardas chegam em um momento muito importante para Niterói. Nos últimos anos fizemos uma grande mudança positiva na Guarda Municipal e na segurança pública na cidade. Eles representam o compromisso de nossa cidade com uma segurança pública moderna e eficaz, de proximidade e proteção dos cidadãos . Investimos na formação de profissionais qualificados e humanos, que entendem que proteger é também acolher, mas agir com firmeza também e construir uma cidade mais segura para todos os niteroienses”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

A formatura dos novos agentes marca uma nova etapa no planejamento de segurança da cidade. O reforço vai atuar nas principais áreas comerciais, turísticas e nas praias, dentro da Operação Verão 2025, que contará com ações integradas entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais de trânsito e meio ambiente.

“Essa turma chega em um momento estratégico, de intensificação das ações de segurança para o verão. São profissionais altamente capacitados, que reforçam o compromisso da cidade com um modelo de policiamento cidadão, eficiente e de proximidade. Cada um deles representa o avanço de um trabalho que transformou a segurança pública de Niterói”, concluiu o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

O diferencial da formação

Com 23 anos de Guarda Municipal, o Inspetor Geral Paulo Brito é testemunha da preparação e postura diferenciada da GCM de Niterói. Ele fez todos os cursos e, ao longo dos anos, vem se aprimorando com abordagens diferenciadas, como o Ações Táticas e Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público.

“Sem dúvida, a Guarda Municipal tem um diferencial. Além de obedecermos a matriz curricular normal, treinamos e atuamos de acordo com o perfil da cidade, que atua com políticas de segurança voltadas para a humanização, integração de forças, tecnologia e que tem como base o Pacto Niterói contra a Violência. Essa cultura da paz e o patrulhamento próximo ao cidadão são o grande diferencial. Tudo isso aliado a Tecnologia  do Cisp e todas as ferramentas disponibilizadas pelas forças de segurança no combate à criminalidade. Os novos guardas vão se somar a isso. ”, diz.

Para o Major Francisco Torres, diretor de ensino da Guarda, o curso foi desenhado para refletir o modelo de segurança que Niterói acredita: próximo, humano e tecnicamente qualificado.

“A formação que oferecemos aqui é um divisor de águas. Nossos guardas são preparados não apenas para agir, mas para compreender. Aprendem a lidar com situações de vulnerabilidade, a mediar conflitos e a agir com empatia e responsabilidade. O objetivo é formar profissionais que representem o Estado com firmeza, mas também com humanidade. A segurança pública em Niterói é feita com pessoas para pessoas”, explica o Major.

Além da capacitação técnica, o curso teve oficinas sobre ética, cidadania, direitos humanos e legislação. A estrutura de ensino, com instrutores experientes e apoio multidisciplinar, foi apontada pelos novos agentes como um dos grandes diferenciais da formação.

Superação e propósito

Cada aluno traz uma história que se mistura à da própria cidade. Gabriel Torres, 37 anos, veio do Ceará e trabalhou em dois turnos para custear os estudos.

“Sempre admirei a Guarda de Niterói. Todas as experiências que eu tive foram positivas. Trabalhava de CLT, estudava de manhã, nas folgas, e comprei cursos online. Foquei total. Queria ficar entre os 50 primeiros, e consegui. Hoje estou aqui, vestindo esse uniforme com orgulho”, relatou.

Já Gabriela Dias, 25 anos, viu na filha pequena a força para recomeçar os estudos e realizar o sonho de servir.

“Parei de estudar quando engravidei. Mas foi justamente a minha filha que me deu forças para voltar. Quando entrei na Guarda, descobri o quanto esse trabalho é essencial. É um serviço diverso e bonito, especialmente no policiamento comunitário, que aproxima a gente das pessoas”, afirmou.

Quando Adriano Uchôa vestiu o uniforme da GCM pela primeira vez, aos 35 anos, ele não viu apenas um símbolo de autoridade, mas uma conquista pelo esforço e dedicação. Depois de 15 anos trabalhando como garçom, longe da família e sem estabilidade no emprego, ele decidiu dar uma virada na vida.

“Comecei a estudar aos 30 anos. Fiz meu primeiro concurso para gari da Clin, passei, e mantive o foco. Queria uma vida melhor e me apaixonei pela Guarda Municipal. Deus me colocou em Niterói. Aqui aprendo todos os dias com os instrutores e quero retribuir trazendo minha experiência de vida para somar à corporação”, conta Adriano, ex-morador do Rio de Janeiro, com orgulho de quem encontrou o que queria.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support