Prêmio Inês Etienne Romeu e show da Fernanda Abreu marcam último dia do Festival Mulher

A quarta edição do Festival Mulher encerrou na noite de domingo (16) na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, com a entrega do prêmio Inês Etienne Romeu e show da cantora Fernanda Abreu, que colocou o público pra dançar com sucessos da sua carreira e do projeto Amor Geral A(live). O festival integra a extensa programação de atividades promovidas pela Prefeitura de Niterói em março para comemorar o Mês da Mulher.

A premiação reuniu dez mulheres que se destacaram na luta pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres na cidade, todas indicadas pelo público em reconhecimento a seus trabalhos e ativismos.  A homenagem da Secretaria da Mulher de Niterói é inspirada na trajetória de Inês Etienne Romeu, a última mulher presa política durante a ditadura militar e que viveu seus últimos anos em Niterói.

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, agradeceu às mulheres que inspiram se referindo ao mote da campanha e às dez mulheres homenageadas, no palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, e ainda comemorou o sucesso do evento.

“Nossa missão nesses quatro dias foi de fato destacar e valorizar todas as mulheres com a convicção de que essa é uma construção coletiva. Nós sozinhos na Secretaria da Mulher e na Prefeitura não daremos conta, se cada um de nós não fizer a sua parte, colaborando para o enfrentamento e para a valorização e respeito às mulheres. Essa luta é nossa e nós venceremos. Não recuaremos, não desistiremos e seguiremos juntas”, afirmou a secretária.

Representando o prefeito Rodrigo Neves, a chefe de gabinete Marcilene Souto parabenizou as homenageadas e saudou a memória de Inês Etienne, lembrando que o prêmio foi criado há dez anos, em 2015, na época em que esteve à frente da Codim, e já premiou 100 mulheres.

“Março é um mês de muita luta, muita festa, de memória, de celebração e de muito trabalho também para todos os membros da Secretaria das Mulheres. Vocês estão de parabéns por esse evento, pelo festival e por todo o mês de março. O movimento social e o movimento de mulheres é parte fundamental de todo esse processo. O movimento tem uma característica muito importante, não só de pressionar o governo, mas também de construir essas políticas públicas para as mulheres”, destacou.

A empreendedora Lorendne da Conceição dos Santos agradeceu a premiação e falou do sentimento de alegria de estar entre as homenageadas no prêmio Inês Etienne Romeu.

“Eu quero dizer que estar aqui me faz sentir mais viva e eu acredito que isso nos torna cada vez mais protagonistas das nossas próprias histórias. Ser mulher não é tarefa fácil, ser empreendedora não é tarefa fácil, ser mãe não é tarefa fácil, mas nós estamos aqui. Ainda estamos aqui e vamos continuar aqui. Eu quero dizer que eu acredito demais em cada uma de nós e quero agradecer também a cada uma que acredita em mim. Nós somos um marco na história, nós somos a diferença da humanidade”, disse emocionada.

A solenidade de premiação contou ainda com a participação do vereador Jhonatan Anjos, da Conselheira Municipal das Mulheres, Irene Cassiano, e da Conselheira Nacional dos Direitos das Mulheres, Marília Boltz.  

Homenageadas com o prêmio Inês Etienne Romeu: Helis Raquel G. Vivas, Mariana Louisy Sena, Eliana do N. Barboza, Nilce Sá Pereira, Taiana Jung, Walkiria Nictheroy, Gabriela Veras de Moraes, Lorendne da Conceição dos Santos, Marcela Rodrigues da Silva e Viviane Pinheiro Ventura.

Na última sexta-feira (14), outras 50 mulheres que atuam em diversos órgãos da administração municipal receberam o “Prêmio Servidoras”, em reconhecimento ao trabalho e à dedicação na construção de uma cidade mais inclusiva e igualitária. A homenagem teve como objetivo valorizar a contribuição das mulheres no serviço público e em diferentes áreas da gestão da cidade.

Festival Mulher 2025

Em sua quarta edição, o Festival Mulher é organizado pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e outros órgãos do município e parceiros. Nos quatro dias de evento, entre 13 e 16/03, foram realizadas palestras, rodas de conversa, atrações culturais e atividades de saúde, bem-estar e beleza, além de experiências de empoderamento feminino na Sala Nelson Pereira dos Santos e no espaço interno do Reserva Cultural.

O público pode participar gratuitamente de atividades de saúde, bem-estar e beleza, como massagem, aulas de yoga e de defesa Pessoal, corte de cabelo e práticas integrativas. A abertura do evento, na quinta-feira (13), contou a presença da advogada, influenciadora digital e apresentadora de TV, Gabriela Prioli, em um talk show que empolgou o público com muita informação sobre carreira, política, maternidade e mundo digital.

Foram promovidas rodas de conversa e bate-papos sobre diversos assuntos, como maternidade, finanças, identidade e branding pessoal, prazer, letramento racial e técnicas de atendimento a mulheres vítimas de violência. O festival fez o lançamento do curta-metragem “Fora da Caixa” e trouxe as apresentações do Aprendiz Musical, Ballet Jovem, espetáculo teatral “Todas as Marias”, Roda de Samba Oficina das Minas, as DJs Talie, Eviline e Mylla; e os shows das cantoras Luciana Mello, Nilze Benedicto, Mona Vilardo, além da Fernanda Abreu.

O público pode ainda visitar a Feira Empreender Mulher, onde empreendedoras da cidade fizeram exposição e venda de diversos produtos e serviços.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support