Primeiro bebê do ano na Maternidade Municipal Alzira Reis nasceu de parto cesárea

O primeiro bebê nascido em 2026 na Maternidade Municipal Alzira Reis chegou ao mundo envolto em carinho, cuidado e esperança, na unidade que se tornou referência em acolhimento materno-infantil em Niterói. Primeiro filho de Ana Jéssica Frazão de Oliveira, de 37 anos, o menino Heitor nasceu de parto cesárea, saudável, pesando 3.950 quilos e celebrando a vida em um espaço pensado para respeitar o tempo, o corpo e o protagonismo das mulheres.

O nascimento de Heitor acontece em um momento especial da história da maternidade. Localizada em Charitas, a Maternidade Municipal Alzira Reis alcançou a marca de mil partos realizados desde sua inauguração, em maio deste ano, consolidando-se como um importante pilar da rede municipal de saúde. O milésimo nascimento ocorreu na noite de segunda-feira (29), e, logo em seguida, Heitor veio para marcar o início de uma nova etapa, dando continuidade a essa trajetória de cuidado e acolhimento.

A unidade passou por uma ampla reforma e modernização, com aumento de 50% na capacidade de atendimento, fortalecendo o cuidado humanizado às gestantes e aos recém-nascidos. Hoje, a maternidade conta com estrutura completa para a realização de partos normais e cirúrgicos, dois leitos de recuperação pós-anestésica e cinco ambientes planejados no modelo pré-parto, parto e pós-parto no mesmo espaço, garantindo mais conforto, privacidade e segurança para as famílias. O cuidado se estende também aos bebês, com Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais, além de ambientes de apoio totalmente reestruturados. O projeto inclui melhorias no acolhimento, com salas específicas para exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas, leitos de observação e espaços voltados ao acolhimento de acompanhantes e ao incentivo ao aleitamento materno. 

Para a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, o marco reflete o compromisso da gestão com a qualidade do atendimento à mulher e à criança.

“Alcançar a marca de mil partos demonstra a importância da Maternidade Alzira Reis para a rede municipal. A unidade foi pensada para oferecer um cuidado humanizado, seguro e acolhedor, respeitando o protagonismo da mulher e garantindo assistência qualificada desde o pré-natal até o pós-parto”, destacou.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support