Programa Brotaí promove encontro artístico no Teatro Popular Oscar Niemeyer nesta sexta (18)

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), realiza, nesta sexta-feira (18), o evento “Brotaí na cidade”, que reúne todas as oficinas do programa Brotaí – Rede Cultura Comunitária e promove a integração da cultura de base comunitária local. A partir das 18h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer vai sediar um grande encontro aberto ao público, com performances artísticas, feira gastronômica, roda de samba e homenagem aos artistas e alunos niteroienses. A programação inclui atrações musicais como Olyver, Samba Alujá e DJ Renan Nunes, além de apresentações das turmas formadas nas cinco macrorregiões de Niterói.

Entre as presenças confirmadas estão o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, Fernanda Sixel Neves, primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, e a deputada federal Jandira Feghali. O secretário das Culturas, Leonardo Giordano, explicou a importância do programa.

“O Brotaí é uma política pública que reconhece e potencializa o direito à cultura em todas as regiões de Niterói. Ele valoriza os territórios, estimula a formação de redes e fortalece a atuação de coletivos locais, conectando arte, educação e cidadania. É a cultura como ferramenta de transformação social na prática, de ponta a ponta da cidade, gratuita e acessível”, disse ele.

Sobre o Brotaí

Maior ação de descentralização cultural já realizada no município, o programa Brotaí ampliou o acesso à cultura e valorizou a diversidade dos territórios, fortalecendo as políticas culturais em todas as regiões da cidade. Desde seu início, já foram oferecidas mais de 70 oficinas em 35 comunidades, atingindo milhares de participantes e dando ênfase à produção cultural local. A iniciativa respeita as especificidades de cada comunidade, ao mesmo tempo em que constrói uma rede de conhecimento e articulação, que estimula o pertencimento e forma coletivos culturais autônomos e críticos.

Voltado à formação cidadã por meio da arte, o programa oferece oficinas gratuitas e descentralizadas, que incentivam o empreendedorismo, a profissionalização, o fortalecimento da economia criativa e o acesso aos bens culturais. Oficineiros, mobilizadores e monitores são capacitados para atuar como multiplicadores em seus territórios, promovendo ações sustentáveis e com consciência de direitos. Entre as opções de cursos, estão: trancista, zumba, maquiagem, capoeira, charme, percussão, dança mix, recreação artística, artesanato e empreendimento artesanal, dança inclusiva expressiva, canto coral, DJ, dança de salão, confecção de adereços e macramê.

O programa Brotaí está diretamente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial os de Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Trabalho Decente e Crescimento Econômico, promovendo inclusão social e valorização da cultura como direito de todos.

Serviço:

Brotaí na Cidade – Encontro das oficinas artísticas
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Data: 18 de julho (sexta-feira)
Horário: a partir das 18h
Entrada gratuita
Mais informações: https://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br/

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support