Programa da Prefeitura de Niterói vai promover oportunidades para população negra da cidade


A Prefeitura de Niterói lançou, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), nesta semana, o programa Potência Negra, que será coordenado pela Subsecretaria de Promoção de Igualdade Racial (Supir). O programa possui um conjunto de iniciativas e projetos para promover oportunidades de emprego e renda para a população negra da cidade.


“A criação do programa é mais um marco da gestão progressista e humana da Prefeitura de Niterói. Serão diversas políticas, como os cursos gratuitos e o selo para empresas. O programa foi construído a partir das demandas apresentadas pela sociedade civil e com ampla participação das organizações. Reforço o papel fundamental da ONG BemTV e da Frente Papa-goiaba nesse trabalho, no que diz respeito à empregabilidade da juventude negra”, destacou o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa.


O Programa Potencia Negra possui um conjunto de ações e projetos articulados, baseados em quatro eixos: inserção da juventude no mundo de trabalho, cursos profissionalizantes, empreendedorismo negro e incentivo à diversidade no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 72,9% dos desempregados do país, de um total de 13,9 milhões de pessoas nessa situação.


Durante o lançamento do programa, no auditório do Caminho Niemeyer, a subsecretária de Igualdade Racial, Gloria Anselmo, assinou a portaria que cria o Programa.


“Este programa atende uma grande demanda que é a dor de milhares de negros e negras, que sofrem com o desemprego, a pobreza e o trabalho informal. O Potência Negra vem para articular diversas ações que dialogam entre si, desde a rede escolar até o empresariado, além de criar novos caminhos de oportunidades”, destacou Gloria.


Dentro dos eixos do programa, algumas parcerias são imprescindíveis. A inserção da juventude no mercado de trabalho será viabilizada por meio de uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que vai oferecer curso e treinamento para jovens da rede pública de educação sobre questões do mundo de trabalho, como confecção de currículo e comportamento em entrevistas de emprego. Os cursos profissionalizantes fazem parte de uma parceria com o Sebrae onde serão criadas mais de 10 turmas de cursos em áreas como técnica de vendas e logística.


O empreendedorismo vai ser estimulado com o cadastro de 50 afro-empreendedores que terão a oportunidade de participar de feiras e cursos. Outro eixo importante é o de incentivo à diversidade no setor privado onde será criado o Selo Acolhendo a Diversidade, concedido a empresas que preencherem requisitos de adoção de medidas que promovam a diversidade étnico-racial.

O lançamento contou com a participação de representantes da sociedade civil, da Câmara Municipal de vereadores, da Prefeitura e de empresários da cidade.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support