Programa Recomeço, da Prefeitura de Niterói, completa o primeiro mês com mais de 9 mil atendimentos

Banho, documentos e atendimento psicossocial estão no topo das demandas

Com pouco mais de um mês após a inauguração, as equipes do Centro Integrado Multidisciplinar do Programa Recomeço, da Prefeitura de Niterói, já realizaram 9.010 atendimentos. O novo espaço, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, busca inovar no enfrentamento da situação de rua no município, oferecendo em um único local serviços de assistência social, saúde, habitação, educação e geração de renda para a população em situação de rua.

 Com uma abordagem ampla e humanizada, o programa busca oferecer caminhos reais de reinserção social e reconstrução de vidas por meio da articulação de políticas públicas. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a força do programa como uma possibilidade real de mudança de vida.

“Em apenas um mês de funcionamento, o Programa Recomeço já realizou mais de 9 mil atendimentos, mostrando a força e a urgência dessa iniciativa. Estamos oferecendo muito mais do que serviços: estamos abrindo portas para que homens e mulheres em situação de rua tenham uma verdadeira oportunidade de reconstruir suas histórias. O Recomeço é sobre dignidade, cuidado e a certeza de que é possível ter um novo ponto de partida na vida”, afirmou o prefeito.

Os atendimentos acontecem todos os dias, incluindo finais de semana, das 7h às 19h. O programa está estruturado em seis eixos estratégicos e também prevê ações emergenciais para garantir proteção imediata e suporte contínuo para as pessoas em situação de rua.

“O Programa Recomeço foi concebido de forma intersetorial justamente para garantir respostas integradas e efetivas à população em situação de rua. O Centro Integrado funciona todos os dias da semana, oferecendo acompanhamento contínuo e individualizado, para que cada pessoa atendida tenha condições reais de construir um novo projeto de vida”, destacou Elton Teixeira, secretário de Assistência Social e Economia Solidária.

Em quase um mês, milhares de pessoas já passaram por pelo menos um tipo de atendimento no Centro Integrado. Desse total, a maioria são homens. Os principais serviços solicitados nesse período foram emissão de documentos, atendimento psicossocial e banho. O programa também recebeu cinco pets.

Aos 60 anos, a vida poderia pedir descanso, mas esse não é o plano de J.M. Depois de começar os atendimentos no Programa Recomeço, ele vislumbra voltar a estudar e até fazer uma faculdade. Nascido em Niterói, ele se mudou com a família para São Gonçalo, onde viveu por mais de 40 anos. Há um ano e meio em situação de rua e sem perspectivas de vida por lá, regressou à cidade para pedir ajuda.

“Vim para Niterói em abril depois de ser assaltado e perder o pouco que ainda tinha. Em poucos dias, já estava com uma nova certidão de nascimento e, a partir dela, o pessoal do antigo Centro Pop me ajudou com os outros documentos. Comecei a fazer acompanhamento psicológico para entender o rumo que quero para minha vida depois de perder o contato com meus filhos. Estou abrigado no hotel de pernoite e espero que, até o fim do ano, possa ter uma nova perspectiva de vida. Quero terminar meus estudos e fazer uma faculdade. Sou brasileiro e não desisto nunca, como dizem”, contou, agradecido pelas oportunidades que vem conseguindo com o auxílio da Prefeitura de Niterói.

Assim como J.M., o acolhimento de pernoite foi utilizado mais de 1.200 vezes em um mês entre homens e mulheres que saem e retornam ao fim do dia. O serviço de lavanderia, disponível no espaço, também foi usado por 213 pessoas, que puderam deixar seus pertences limpos e cheirosos. Ao longo do mês de agosto/setembro, foram realizadas mais de 50 ações de zeladoria – operações de acolhimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, limpeza e ordenamento urbano – , além das abordagens especializadas, que resultaram em quase 500 pessoas atendidas e mais de 2.100 atendimentos diversos (em que a mesma pessoa pode ser encaminhada para mais de um serviço disponível).

O CIPOP-Rua (Centro de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua), parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), realizou 533 encaminhamentos para diversos serviços a partir da triagem feita no Centro Integrado. O espaço reúne órgãos como Detran, Fundação Leão XIII, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral, oferecendo emissão de documentos (RG e CPF), audiências de conciliação e acesso a benefícios previdenciários. Niterói é a primeira cidade fora da capital a receber o serviço, que funciona das 10h às 16h.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support