
Referência em saneamento, Niterói tem dois eventos esportivos em suas praias no fim de semana
Niterói possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água e 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto. A cidade ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de saneamento do Instituto Trata Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, o município é o primeiro colocado e o único que aparece entre os dez melhores do país. Esses índices fizeram Niterói receber um dos prêmios no “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”, promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta realidade foi alcançada a partir da parceria entre a Prefeitura e a concessionária Águas de Niterói. Com este cenário de boa qualidade e salubridade das águas de suas praias, a cidade se torna ainda mais atrativa para eventos esportivos aquáticos. Neste fim de semana, Niterói tem o Itacoatiara Big Wave 2025 (IBW) na praia da Região Oceânica, e o Mundial de Va´a em São Francisco.
“Niterói tem feito esforços na universalização da distribuição de água e do tratamento de esgoto. É nossa responsabilidade buscar cada vez mais qualidade nos serviços. Nossas praias estão limpas e, se dependesse de Niterói, a Baía de Guanabara já estaria completamente balneável. Temos compromisso com o meio ambiente e também com o esporte, que é vocação da cidade. Neste fim de semana, o Itacoatiara Big Wave e o Mundial de Va ´a são eventos de altíssimo nível e ainda melhores com as águas limpas de Itacoatiara e São Francisco”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
O 7º Itacoatiara Big Wave 2025 (IBW) recebeu sinal verde para o seu início às 7h deste domingo (17). O campeonato de ondas grandes na praia da Região Oceânica tem nível internacional. A previsão é de um swell com ondas entre 4 e 6 metros e ventos favoráveis à prática do surfe. O IBW é disputado na modalidade Tow In, na qual o atleta é rebocado até a onda por jet-ski. Entre os atletas convidados para esta edição estão Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.
No dia da competição, os atletas disputarão em dupla, surfista e piloto, nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem. Na categoria masculina, os atletas se revezam entre a prancha e o jet-ski. Já na categoria Mulher-Homem, estará em jogo a performance feminina sobre as ondas enquanto caberá ao parceiro pilotar o jet-ski. A premiação total é de R$ 96 mil.
Mundial de Va´a – Neste sábado (16), na Praia de São Francisco, começaram as competições do Mundial de Va´a. As provas vão até quarta-feira (20). Todos os atletas terão canoas novas que nunca estiveram em competições.
O evento conta com 819 atletas de 26 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e Tahiti.
Durante o Campeonato Mundial de Va´a, o público pode aproveitar uma estrutura completa na praia de São Francisco com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento. A entrada é gratuita.
“O Itacoatiara Big Wave e o Mundial de Va´a são eventos que celebram o potencial esportivo de Niterói, a força da natureza e do talento de atletas que desafiam seus limites nas nossas praias. A Prefeitura segue investindo no esporte como ferramenta de transformação, visibilidade e integração com o meio ambiente”, disse o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luís Carlos Gallo.
Mais investimentos – Para melhorar ainda mais o saneamento em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que a cidade vai investir R$ 300 milhões nos próximos três anos, em parceria com a concessionária Águas de Niterói, para alcançar 100% de esgoto tratado. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico, promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prefeito também anunciou que vai publicar, nos próximos meses, uma resolução orientando a concessionária Águas de Niterói a reduzir em 50% a conta dos pequenos empreendedores e comerciantes da cidade que consomem até 10 metros cúbicos por mês. Além disso, vai dobrar a quantidade de usuários da tarifa social de água e esgoto, com base nas pessoas inscritas no Cadastro Único.
Foto: Luciana Carneiro