Referência em saneamento, Niterói tem dois eventos esportivos em suas praias no fim de semana

Niterói possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água e 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto. A cidade ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de saneamento do Instituto Trata Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, o município é o primeiro colocado e o único que aparece entre os dez melhores do país. Esses índices fizeram Niterói receber um dos prêmios no “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”, promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta realidade foi alcançada a partir da parceria entre a Prefeitura e a concessionária Águas de Niterói. Com este cenário de boa qualidade e salubridade das águas de suas praias, a cidade se torna ainda mais atrativa para eventos esportivos aquáticos. Neste fim de semana, Niterói tem o Itacoatiara Big Wave 2025 (IBW) na praia da Região Oceânica, e o Mundial de Va´a em São Francisco.

“Niterói tem feito esforços na universalização da distribuição de água e do tratamento de esgoto. É nossa responsabilidade buscar cada vez mais qualidade nos serviços. Nossas praias estão limpas e, se dependesse de Niterói, a Baía de Guanabara já estaria completamente balneável. Temos compromisso com o meio ambiente e também com o esporte, que é vocação da cidade. Neste fim de semana, o Itacoatiara Big Wave e o Mundial de Va ´a são eventos de altíssimo nível e ainda melhores com as águas limpas de Itacoatiara e São Francisco”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O 7º Itacoatiara Big Wave 2025 (IBW) recebeu sinal verde para o seu início às 7h deste domingo (17). O campeonato de ondas grandes na praia da Região Oceânica tem nível internacional. A previsão é de um swell com ondas entre 4 e 6 metros e ventos favoráveis à prática do surfe. O IBW é disputado na modalidade Tow In, na qual o atleta é rebocado até a onda por jet-ski. Entre os atletas convidados para esta edição estão Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.

No dia da competição, os atletas disputarão em dupla, surfista e piloto, nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem. Na categoria masculina, os atletas se revezam entre a prancha e o jet-ski. Já na categoria Mulher-Homem, estará em jogo a performance feminina sobre as ondas enquanto caberá ao parceiro pilotar o jet-ski. A premiação total é de R$ 96 mil.

Mundial de Va´a – Neste sábado (16), na Praia de São Francisco, começaram as competições do Mundial de Va´a. As provas vão até quarta-feira (20). Todos os atletas terão canoas novas que nunca estiveram em competições.

O evento conta com 819 atletas de 26 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e Tahiti.

Durante o Campeonato Mundial de Va´a, o público pode aproveitar uma estrutura completa na praia de São Francisco com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento. A entrada é gratuita.

“O Itacoatiara Big Wave e o Mundial de Va´a são eventos que celebram o potencial esportivo de Niterói, a força da natureza e do talento de atletas que desafiam seus limites nas nossas praias. A Prefeitura segue investindo no esporte como ferramenta de transformação, visibilidade e integração com o meio ambiente”, disse o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luís Carlos Gallo.

Mais investimentos – Para melhorar ainda mais o saneamento em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que a cidade vai investir R$ 300 milhões nos próximos três anos, em parceria com a concessionária Águas de Niterói, para alcançar 100% de esgoto tratado. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico, promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O prefeito também anunciou que vai publicar, nos próximos meses, uma resolução orientando a concessionária Águas de Niterói a reduzir em 50% a conta dos pequenos empreendedores e comerciantes da cidade que consomem até 10 metros cúbicos por mês. Além disso, vai dobrar a quantidade de usuários da tarifa social de água e esgoto, com base nas pessoas inscritas no Cadastro Único.

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support