Rodrigo Neves participa do Dia D de vacinação contra a gripe

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, neste sábado (10), do Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), na Policlínica Regional de Itaipu. O prefeito recebeu a dose da vacina acompanhado da mãe, Maria Luiza Neves, e da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows. Rodrigo Neves destacou a importância da vacinação.

“Estou trazendo a minha mãe, dona Luiza, 81 anos, para se vacinar. Aproveitei e me vacinei. Todas as pessoas acima de seis meses podem se vacinar nesse dia D contra a gripe. É muito importante cada um fazer sua parte, trazendo as crianças, os idosos especialmente. Todos nós podemos ser vacinados. Chegou um lote grande de vacinas da Covid-19, mais de 30 mil vacinas que vêm do governo federal e do governo do estado, que passa para a Prefeitura. Todos os idosos acima de 60 anos, além da vacina da gripe, podem tomar a vacina contra a Covid-19”, afirmou Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou o trabalho dos funcionários neste dia D de vacinação.

“Temos mais de mil profissionais mobilizados, a quem eu quero agradecer muito todo esse compromisso. É muito importante estarmos hoje, dia D, fazendo esse movimento da vacinação. Estamos tendo uma excelente adesão”, disse a secretária de Saúde.

O prefeito e a secretária de Saúde também participaram de uma ação com gestantes na Policlínica Regional de Itaipu. Houve uma palestra para 24 gestantes com orientações para o parto. Foram distribuídos kits de fralda, lenço umedecido, babador e um carrinho de bebê. Rodrigo Neves e Ilza Fellows participaram do sorteio e da entrega dos kits.

A mãe do prefeito Rodrigo Neves, Maria Luiza Neves, reforçou que vacinação é proteção.

“Ele (Rodrigo Neves) disse que ia me trazer para tomar a vacina porque todo ano eu tomo. Então falei vamos lá na semana que vem, mas ele falou que hoje era mais importante vir pelo Dia D da vacinação. Estamos aqui porque é muito importante se proteger”, contou Maria Luiza Neves.

“Vi a campanha no Instagram da Prefeitura e decidi trazer todo mundo para tomar vacina. Acho super importante. É muito importante todos tomarem e que as crianças saibam que as campanhas são importantes também. É uma forma de prevenção de doenças”, disse a professora Alice Bittencourt, 47 anos, que mora em Itaipu e levou o marido e os filhos de 13 e 15 anos.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Niterói organizou os pontos de vacinação em todos os postos de saúde, Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Médico de Família.

Além da vacina contra a gripe, também estão sendo aplicadas doses contra o sarampo, para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 59 anos, conforme os esquemas por faixa etária: crianças de 12 meses (1 dose); crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (2 doses); indivíduos de 5 a 29 anos (2 doses) e indivíduos de 29 a 59 anos (1 dose). Além disso, existe a oportunidade de atualização da caderneta de vacinação para todos que comparecerem.

Sobre a Influenza – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, que pode causar complicações graves e levar ao óbito. A doença se espalha facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso é importante manter alta cobertura vacinal.  A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support