Saúde de Niterói capacita multiplicadores em amamentação

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizou nesta terça-feira (26) o primeiro encontro do Curso de Multiplicadores da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), voltado para profissionais da rede, com o objetivo de capacitar multiplicadores para disseminar melhores práticas de amamentação e fortalecer a saúde materno-infantil.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destacou a importância da iniciativa para a saúde pública, a curto e longo prazo, com foco no cuidado materno-infantil.

“Essa capacitação, que é muito mais do que um treinamento técnico, representa cuidado, acolhimento e compromisso com as mães e seus bebês. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Portanto, ao formar esses multiplicadores, queremos garantir que cada unidade básica de saúde de Niterói esteja preparada para apoiar as famílias de forma sensível, humanizada e efetiva. Cuidar da saúde materno-infantil é cuidar do futuro dessas crianças e da nossa cidade”, afirmou a secretária.

O curso tem como foco formar multiplicadores que ampliem e disseminem o conhecimento e o apoio ao aleitamento materno nas unidades básicas. A proposta é fortalecer as práticas de cuidado voltadas para gestantes, puérperas e bebês, promovendo um atendimento mais qualificado e acolhedor. Além de reforçar a importância da amamentação como base para a saúde infantil, a iniciativa contribui para a prevenção de doenças e para o fortalecimento de vínculos familiares mais saudáveis.

Uma das orientadoras da reunião, a enfermeira Márcia Leal, falou sobre o papel das profissionais como facilitadoras: “A amamentação começa no diálogo que vamos ter com as mães, para transmitir a ciência dos profissionais que atuam nas policlínicas e unidades básicas de saúde, como pediatras e nutricionistas, por exemplo”.

As atividades prosseguem nos dias 2, 9 e 16 de setembro. Nesta primeira fase, serão contempladas as seguintes unidades: MMF Grota II, MMF Preventório, MMF Caramujo, MMF Baldeador, Cafubá III, UBS Carlos Antônio da Silva, UBS Piratininga, UBS Engenhoca, UBS Centro e UBS Santa Bárbara.

Ao final da capacitação, as unidades de saúde de Niterói contarão com profissionais treinados e aptos a aplicar técnicas e estratégias de apoio à amamentação, além de proporcionar um ambiente acolhedor e de cuidado integral para gestantes, mães e bebês. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em garantir atendimento de qualidade e promover a saúde materno-infantil em todos os territórios da cidade.

A ação, desenvolvida pelo Departamento de Supervisão Técnica Metodológica e pela Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, é uma parceria com a equipe técnica de Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde e conta com o apoio do NEPPs.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support