Secretaria de Saúde de Niterói integra novos médicos à rede municipal

A Prefeitura de Niterói deu mais um passo importante na ampliação e qualificação da rede municipal de saúde. Na tarde desta terça-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, receberam, no auditório da Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, novos médicos que irão atuar no município. A chegada dos profissionais reforça o compromisso da gestão em ampliar e aperfeiçoar o atendimento à população.

Acompanhado da vice-prefeita Isabel Swan, o prefeito Rodrigo Neves agradeceu a todos os médicos que passaram a integrar a rede e destacou iniciativas já implementadas este ano pela gestão, como a nova Maternidade Alzira Reis, a entrega das obras das Policlínicas Sergio Arouca e de Piratininga, e do Laboratório Miguelote Viana, além do programa Fila Zero, em parceria com o setor privado.

“Hoje foi um dia muito emocionante porque a gente recebeu mais médicos para a Rede Municipal de Saúde. Eu gostaria de agradecer e dar as boas-vindas a todos esses profissionais, a todos os médicos. Eu disse que ia contratar mais 200 médicos em quatro anos, e nós estamos no mês de agosto concluindo a contratação de mais de 260 médicos para melhorar a saúde. Esses médicos vão para os postos de saúde e policlínicas, para a gente ter, cada vez mais, um sistema de saúde em Niterói que seja um orgulho, uma referência e que trate as pessoas com acolhimento e humanidade”, disse o prefeito.

Os novos médicos vão atuar em 19 especialidades médicas distintas, reforçando a Rede Especializada Ambulatorial em áreas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, mastologia, clínica geral, nefrologia, neuropediatria, ortopedia, pneumologia, colposcopia, patologia, reumatologia, urologia, genética médica, emergência, dermatologia e infectologia. Do total, nove profissionais serão direcionados ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) em HIV/Aids e Hepatites Virais, atuando nos serviços de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A secretária municipal de Saúde destacou a importância da chegada desses profissionais para a ampliação da capacidade de atendimento e a redução das filas por consultas especializadas.

“O encontro foi uma oportunidade de conhecer e dar boas-vindas para esses profissionais que vão compor o quadro da secretaria. Essa é mais uma entrega de um conjunto de iniciativas com o objetivo de fortalecer, ampliar e qualificar os serviços de saúde em toda a rede municipal”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

Moradora de Niterói, a médica nefrologista Juliana Maia, 41 anos, foi contratada para trabalhar na Policlínica de Piratininga e comentou sobre a oportunidade e a demanda da rede por especialistas.

“Eu descobri essa oportunidade através de um grupo de nefrologistas do Rio de Janeiro e fiz a inscrição no processo seletivo. Achei muito bom ter essa oportunidade em Niterói, porque com certeza estavam com demanda e necessidade de especialista. A nefrologia é uma especialidade um pouco mais escassa”, contou.

O reumatologista Wilson Oliveira da Rocha, 53 anos, vai trabalhar na Policlínica do Barreto e falou sobre sua satisfação como profissional em atuar na rede pública de saúde.

“Eu particularmente gosto muito de atender a atenção básica. É um trabalho muito gratificante em que você consegue melhorar muito a vida das pessoas. Você faz a diferença na vida das pessoas. Isso é o que mais me encanta. Uma população carente que precisa e não tem acesso ao especialista, como eu, por exemplo, um reumatologista. Então, dar essa oportunidade para a pessoa que precisa e ver aquele brilho nos olhos da pessoa é uma coisa muito gratificante”, destacou o especialista.

Reforço contínuo na saúde pública

Em abril deste ano, a Prefeitura já havia contratado outros profissionais da área da saúde, incluindo psiquiatras e médicos que passaram a atuar no SAMU, no Programa Médico de Família e na Central de Regulação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar e aperfeiçoar o atendimento à população.

Fila Zero

Lançado no último dia 14 de julho, o programa Fila Zero é uma iniciativa que visa ampliar o acesso da população que utiliza a rede pública a exames na rede privada e eliminar o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa prevê a realização de exames por meio da contratação de entidades privadas ou sem fins lucrativos, utilizando uma tabela emergencial de complementação financeira dos valores praticados pelo SUS.

Centro de Exames, Imagens e Especialidades

A Prefeitura de Niterói vai criar um Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades na Região Oceânica para ampliar o acesso da população a exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia e raio-X, além de análises laboratoriais. A previsão é de que sejam realizados sete mil procedimentos por mês. A nova unidade será instalada na Avenida Francisco da Cruz Nunes, em um prédio onde funcionou um hospital privado. O processo de desapropriação do imóvel está sendo conduzido pela Procuradoria Geral do Município (PGM).  

Foto: Evelen Gouvêa 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support