
Segunda edição do Tomorrow Blue Economy em Niterói consolida a cidade como referência em Economia do Mar
Começou nesta quarta-feira (26), no Caminho Niemeyer, a segunda edição do Tomorrow Blue Economy em Niterói, um dos principais eventos sobre Economia Azul do mundo. Oficialmente reconhecido como atividade da Década do Oceano da UNESCO, o Tomorrow Blue Economy, destaca a cidade como polo da Economia do Mar e traz debates sobre soluções concretas e oportunidades de negócios com um modelo que combina uso sustentável dos recursos oceânicos e hídricos com geração de empregos, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
O encontro vai até esta quinta-feira (27) e é organizado pelo iCities, hub pioneiro em cidades inteligentes e chancelado pela Fira Barcelona, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Executiva.
A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, reforçou que o Tomorrow Blue Economy faz da cidade a capital da Economia Azul do Brasil.
“A força dos oceanos nos une. Quando a gente fala na COP 30 por mudanças climáticas, o que nos une são as águas do mundo, que cobrem 70% do planeta. Se a gente não pensar isso como uma política pública de prioridade, dentro da capilaridade dos municípios, a gente não evolui. Niterói investe R$ 300 milhões para alcançar 100% de tratamento de esgoto. Temos programas com Soluções Baseadas na Natureza (SBN). A gente consegue limpar a Lagoa de Piratininga, evitar que o esgoto ligado a redes clandestinas seja enviado para a nossa lagoa. Vamos entrar com o Pró-Sustentável 2 para cuidar da água da Lagoa de Itaipu. Niterói é uma cidade banhada pelo mar, que tem recursos do petróleo, e que pode fazer a transição energética da forma mais suave possível. Com certeza a segunda edição (do Tomorrow Blue Economy) mostra o Plano Estratégico da cidade voltado para a economia do mar”, explicou a vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan.
O Tomorrow Blue Economy tem curadoria internacional de conteúdo e conta com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais em seu palco principal, além de dois palcos paralelos: o Ocean Stage e o Blue Gastronomy, focado na culinária marítima. O encontro possui uma programação diversa dedicada às principais tendências e soluções em inovação, sustentabilidade, energia renovável, turismo costeiro e regenerativo, expansão offshore e políticas públicas.
O secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto, agradeceu à Fira Barcelona por ter escolhido a cidade.
“A gente coloca Niterói em um circuito de eventos internacionais realizados pela Fira. Niterói foi o primeiro a realizar o Tomorrow Blue Economy fora de Barcelona. Niterói está na vanguarda do tema. Temos a sede do departamento gráfico da Marinha. Temos aqui o berço da indústria naval brasileira e o estaleiro Mauá. Tudo que representa a indústria offshore e a indústria naval para o Brasil passa por Niterói. Temos aqui a maior produção pesqueira do Estado do Rio de Janeiro. Temos aqui também uma força muito grande com a gastronomia do mar. Esse evento chega como alavanca para nos auxiliar a entender o que será essa economia do futuro e como o mar pode nos ajudar”, afirmou Felipe Peixoto.
Desde o dia 15, a cidade vive a programação do Tomorrow Blue Economy. No Dia Nacional do Mar (16 de novembro), centenas de pessoas participaram da Blue Running, corrida oficial do evento, que reuniu cerca de 300 participantes em um percurso de 5 km, com largada e chegada na Praia de Icaraí.
A cidade recebeu, também, o Circuito Blue Waves, que promoveu atividades culturais, educativas e de engajamento em cinco comunidades pesqueiras de Niterói: Ilha da Conceição, Itaipu, Jurujuba, Ponta da Areia e Piratininga. A iniciativa aproximou moradores, estudantes e trabalhadores que vivem do mar, ampliando a sensibilização e estimulando a participação ativa da população.
SERVIÇO TOMORROW BLUE ECONOMY:
Dias 26 e 27 de novembro
Local: Caminho Niemeyer – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n- Centro
Mais informações pelo site: http://www.tomorrowblueconomy.com.br/
Foto: Lucas Benevides




