Semana da Educação potencializa iniciativas do ensino público em Niterói

A Prefeitura de Niterói realiza, entre os dias 8 e 16 de novembro, a Semana da Educação, uma iniciativa que celebra o trabalho coletivo da Rede Municipal e o compromisso da cidade com uma educação pública viva, inovadora e inclusiva. A programação reúne professores, estudantes e profissionais da rede em uma série de atividades formativas, culturais e pedagógicas distribuídas por diferentes espaços da cidade.

Segundo o secretário municipal de Educação, Bira Marques, mais do que uma agenda de eventos, a Semana da Educação é um convite à reflexão e ao encontro: um tempo de partilha de saberes, de valorização do fazer docente e de reconhecimento das múltiplas formas de aprender que nascem nos territórios escolares de Niterói.

“A Semana da Educação é um momento de encontro, de troca e de celebração da nossa rede. É quando olhamos para o que construímos juntos e reafirmamos o compromisso com uma educação pública transformadora, que valoriza os profissionais e reconhece as escolas como lugares de vida e aprendizado. Também é uma oportunidade de a cidade conhecer as práticas inovadoras que as nossas unidades oferecem para crianças, jovens e adultos”, destaca o secretário Bira Marques.

A abertura acontece no Campo de São Bento, em Icaraí, no dia 8, com uma exposição ao ar livre do Programa Recriar, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelas Unidades Municipais de Educação Infantil. O Recriar aproxima a infância da natureza, transformando práticas pedagógicas e espaços escolares em ambientes de descobertas e aprendizagem viva. Também haverá atividades esportivas, através do Programa Niterói Joga em Rede; e experimentações tecnológicas, através do Centro de Formação Darcy Ribeiro.

Durante a semana, praças da cidade serão ocupadas por atividades educativas e culturais, num gesto simbólico de reconexão entre escola e território. No Centro de Formação Darcy Ribeiro, atividades vão promover vivências que unem criatividade, tecnologia e autoria docente. Já o Circuito da Cidade convida estudantes e, pela primeira vez, professores, a redescobrirem Niterói por meio de roteiros educativos que valorizam a história, o patrimônio e o meio ambiente.

Outro destaque é o Cine EJA, que exibirá produções audiovisuais realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos, e a mostra dos Projetos Educacionais Instituintes, no Museu Janete Costa de Arte Popular, que apresenta produções artísticas de 76 escolas e UMEIs da rede.

No dia 12 de novembro, acontecem as formações da Semana da Educação, com jornadas, oficinas e palestras distribuídas em diferentes espaços como o Centro de Formação Darcy Ribeiro, a UFF, a Universo e escolas municipais. A participação nas atividades formativas é aberta a todos os servidores da rede.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support