Técnicos do BNDES fazem visita a locais de Niterói que vão receber investimentos do PRO Sustentável 2

A prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, se reuniu, nesta quarta-feira (10), com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que analisam os últimos detalhes do financiamento do Programa PRO Sustentável 2, voltado à requalificação ambiental e urbana da Região Oceânica e renaturalização dos rios da Região de Pendotiba.

Isabel, que também é secretária Municipal do Clima, Defesa Civil e Resiliência, destacou a importância da visita do BNDES.

“O Prefeito Rodrigo Neves apresentou o projeto ao Presidente do BNDES Aloízio Mercadante e a Diretora Teresa Campello. Agora estamos avançando. A gente já enviou toda a nossa documentação, tanto da Fazenda quanto a documentação técnica dos projetos. Agora os representantes e técnicos do BNDES fazem uma análise detalhada das ações propostas no PRO Sustentável 2. A gente está buscando esse financiamento do BNDES, que apresentou as melhores taxas e linhas de cooperação dentro do Fundo do Clima”, explicou Isabel Swan.

Um dos destaques do Programa é o Parque Lagoa de Itaipu. A expectativa é de que, a exemplo do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), o novo espaço traga benefícios duradouros para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores da região. Os jardins filtrantes também estarão no novo parque. A ideia é que os equipamentos de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) façam a filtragem de águas pluviais. O projeto prevê, ainda, ciclovia de 5,5 quilômetros de extensão, mirantes, restauração da vegetação nativa e proteção da fauna local, por meio da implantação de abrigos naturais e do controle do acesso de animais domésticos.

A renaturalização da Bacia Hidrográfica da Região de Pendotiba também é outra prioridade, com foco na recuperação do curso do Rio Alcântara que começa em Niterói, incluindo desobstrução, desassoreamento e restauração das características naturais. 

O Programa PRO Sustentável 2 é mais um passo da Prefeitura para transformar a cidade de forma sustentável e resiliente. Niterói conta com 56% de seu território protegida por parques e reservas, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que incluem o Parque da Cidade e outras áreas de preservação. 

Exemplo que deu certo – O Parque Orla de Piratininga possui 680 mil metros quadrados, conta com oito píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. É um parque urbano baseado em soluções da natureza e que já foi reconhecido com prêmios como o AIPH World Green City Awards, primeiro e único prêmio global para cidades onde as plantas e a natureza são o foco principal.

Foto: Márcio Sili

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support