
UFFolia ocupa as ruas de São Domingos no domingo pós carnaval, dia 9 de março
Neste ano acontecerá a primeira edição do UFFolia, um bloco carnavalesco organizado por estudantes da Universidade Federal Fluminense e ritmistas das baterias Sarra Brava, Dragões da UFF, Leões da UFF e Lobos da UFF. O bloco desfila no final de semana seguinte ao carnaval, no domingo (09). A concentração está marcada para às 09h, na Praça Adelino Magalhães, onde fica o Castelinho, sede do Niterói de Bicicleta. O cortejo começa às 10h e segue pela Rua Cel. Tamarindo até a orla da Boa Viagem.
A bateria do bloco é comandada pelos mestres Felipe Bruno, André Churros e Renan Farias. Felipe Bruno é mestre de bateria campeão do Grupo B do Carnaval de Niterói 2025 com a Sabiá e está na disputa da Série Prata da LIESA como mestre de bateria da Acadêmicos do Cubango, além de ser ritmista na Unidos da Viradouro e na Acadêmicos de Niterói e mestre no Batuquebato, na Bateria Dragões da UFF, na Medicina UniRio e Diretor Musical no Bloco Exagerado. André Churros é mestre da Bateria Leões da UFF, fundador do São Bloco e gestor da Liga das Baterias Universitárias do Rio de Janeiro (LIBURJ). Renan Farias é Diretor da Academicos do Cubango e da Sabiá, mestre de bateria da Medicina UniRio e professor no bloco Exagerado. Eles prepararam para o UFFolia um repertório musical com muito samba, axé, funk e MPB.
“Realizar a construção de um bloco unificado em Niterói é um sonho antigo das baterias universitárias da UFF, e hoje temos uma oportunidade única de transformar esse desejo em realidade. Muitos dos nossos estudantes já são ritmistas em blocos do Rio, e com a Lei de Incentivo ao Carnaval, podemos viabilizar essa iniciativa, retendo esses talentos no Carnaval da nossa cidade. Esse projeto piloto das baterias tem um potencial enorme de crescimento para agregar outras baterias universitárias que ainda não estão participando . Nos últimos anos, a Prefeitura já investiu mais de 130 milhões em obras e projetos acadêmicos e, agora, neste novo ciclo, estamos comprometidos em intensificar o apoio às iniciativas culturais universitárias em Niterói, que abriga mais de 70 mil universitários”, diz o coordenador de Juventude da Prefeitura de Niterói, João Pedro Boechat.