Zona Norte de Niterói terá primeiro Centro Cultural ainda em 2025

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta quarta-feira (15) as obras do casarão histórico na Alameda São Boaventura, no Fonseca, que será transformado no Centro Cultural Cauby Peixoto. Este será o primeiro espaço do tipo na Zona Norte e funcionará como um centro de memória da história local, além de oferecer exposições, auditório multiuso, café e áreas de convivência. A iniciativa representa um investimento de R$ 16,8 milhões pela Prefeitura, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura na região.

“Esse projeto vai ficar lindo e estamos acelerando os trabalhos para entregá-lo ainda em 2025. O Centro Cultural resgatará a memória do Fonseca, um bairro muito especial, um dos mais populosos e importantes da nossa cidade. Foi onde nasci e onde meus avós criaram quatorze filhos. Vamos ocupar esse espaço com cultura: concertos, apresentações teatrais e um centro de memória. Queremos mais cultura em toda a cidade, não apenas no Centro e na Zona Sul de Niterói”, afirmou o prefeito.

A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) lidera o restauro do casarão, originalmente construído no início do século 20. As equipes já concluíram a limpeza do local e agora trabalham no acabamento do telhado, reboco da fachada, emboço, além de infraestrutura elétrica, instalação hidráulica e de esgoto, e impermeabilização da laje.

O projeto do Centro Cultural Cauby Peixoto contempla o casarão principal e dois anexos, totalizando 2.134 metros quadrados. A restauração mantém a estética original, com materiais renovados para garantir segurança, durabilidade e funcionalidade. As paredes receberão pintura acrílica, adornos serão restaurados ou substituídos, e os pisos originais de parquet serão recuperados sempre que possível, com áreas específicas sendo adaptadas com piso laminado devido às condições atuais. Esquadrias e vitrais passarão por reparos completos.

O espaço contará com biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, áreas para coworking, salas multiuso, cafeteria e um auditório para mais de 200 pessoas, equipado com acessibilidade e plataformas elevatórias. Os anexos incluirão áreas de convivência, hall de circulação, banheiros, copa, vestiários, camarins, coxias e sala de reuniões.

Foto: Luciana Carneiro 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support