Crianças da Zona Norte vão receber óculos gratuitamente

O Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Maria Paula, Santa Bárbara e Baldeador, da Prefeitura de Niterói, junto com o Projeto Óculos Social Infantil vai entregar 50 óculos gratuitamente para crianças de 6 meses a 15 anos, da Zona Norte, em situação de vulnerabilidade social. Há poucas vagas ainda disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp no número (21) 97515-4060. A ação acontece neste sábado (17), na Praça do Bumba, no Cubango, de 10h às 12h.

O secretário do Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Maria Paula, Santa Bárbara e Baldeador, Oto Bahia, destaca que toda parceria é bem vinda para ajudar as crianças e moradores da região.

“Sempre buscamos bons parceiros para ajudar os moradores de uma das regiões da cidade que mais precisam. Esse projeto vai ajudar muitas crianças que não têm condições de comprar os óculos e acaba dificultando o aprendizado também”, explicou Oto Bahia.

Para se inscrever, é necessário enviar uma mensagem pelo WhatsApp no (21) 97515-4060 junto com uma foto da identidade do responsável, identidade da criança, o exame que comprove a necessidade dos óculos, comprovante de residência, matrícula na rede municipal ou estadual de ensino (ou bolsista de 100% da rede particular) e cadastro do CRAS com o nome do menor (se possuir).

Fernanda Rangel é coordenadora do Projeto Óculos Social Infantil, que existe desde 2018, e explica como funciona o trabalho de doação. Ela é empreendedora na Ótica Cristale, no Centro de Niterói, e destaca que cada um pode usar um pouco de seu conhecimento para ajudar os que mais precisam.

“Comecei com esse trabalho em 2018. Uso recursos próprios e também tenho um grupo de doadores e voluntários que ajudam e adotam algumas crianças ou doaram armações. Ver uma criança ou adolescente enxergar a vida e ter facilidade no seu dia a dia e vida escolar faz com que realizemos essas ações, anualmente, para ajudar as crianças que precisam de óculos e são diagnosticadas com transtorno de aprendizagem pois não enxergam. Temos várias histórias de crianças que não conseguiram se alfabetizar e, com os óculos, conseguiram”, afirmou Fernanda Rangel.

Serviço: Entrega de óculos gratuitos para crianças e adolescentes da Zona Norte:

Data: 17 de junho de 2023
Hora: 10h às 12h
Local: Praça do Bumba – Estr. Viçoso Jardim, 851f – Cubango
Inscrição: Para participar, é necessário se inscrever pelo WhatsApp (21) 97515-4060 e enviar foto dos seguintes documentos:

• Foto da identidade do responsável;
  • Foto da identidade da criança (6 meses à 15 anos);
  • Matrícula na rede Municipal ou Estadual de ensino ou comprovação de bolsa 100% da Rede particular;
  • Foto do cadastro do CRAS atualizado incluindo o nome do menor (se possuir);
  • Foto do exame atualizado que comprove a necessidade da criança usar os óculos (a data da receita precisa aparecer);
  • Foto do comprovante de residência.