Niterói compartilha ações para tornar serviço público mais eficiente na Semana de Inovação 2022

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), apresentou duas oficinas presenciais na Semana de Inovação 2022 deste ano, que aconteceu esta semana. As oficinas debateram a importância da linguagem simples e da utilização de técnicas para estimular a criatividade no trabalho.

A equipe do Laboratório de Inovação de Niterói (LabNit), vinculado à Escola de Governo e Gestão (EGG) comandou a oficina “E quando a criatividade acabar?”, em Brasília. Ferramentas como Espinha de Peixe, Brainstorming e Mindmap foram utilizadas no processo, combinadas para um autoconhecimento sobre produtividade, evidenciando que criatividade é uma competência e pode ser desenvolvida.

“A oficina foi importante para estruturar as principais causas da falta de produtividade, compartilhar as metodologias e analisar que esta é uma questão que envolve os servidores e atrapalha efetivamente o dia a dia da política pública. Entender coletivamente as melhores práticas para os momentos de inflexão é um avanço para agilizar qualquer processo”, explicou a coordenadora do LabNit, Marina Ramos.

A Subsecretaria de Modernização da Gestão apresentou a oficina “Linguagem Simples: complicando para descomplicar”, no Museu de Arte do Rio (MAR). A equipe propôs o debate sobre o porquê de se complicar o linguajar de um serviço que pode ser compreendido de maneira simples, para ampliar o acesso de cidadãs e cidadãos aos serviços públicos.  

“Além de inspiradora, a oficina representou um momento valioso de relembrar a importância da Linguagem Simples. Buscamos gerar curiosidade e cativar possíveis multiplicadores da Linguagem Simples onde quer que estejam inseridos. Foi um momento de aprendizado coletivo que rendeu grandes inspirações”, destacou o especialista em Desenho de Serviços da Seplag, Guilherme Queiroz Alves, criador da oficina.

A Semana de Inovação 2022 teve o objetivo de promover debates e trocas de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público. Com o tema “É tempo de criar”, o evento aconteceu em Brasília, Rio de Janeiro e Recife. O evento foi organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Tribunal de Contas da União (TCU); Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia.

A Seplag também apresentou, na Semana de Inovação, quatro vídeos relativos a experiências de Niterói para tornar a administração pública mais eficiente.

Fazenda – A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) teve seis vídeos selecionados para participar da Semana de Inovação 2022. No eixo “Novas tecnologias a serviço da Transformação Digital”, foram exibidos os vídeos “Secretaria Municipal de Fazenda orientada para resultados”; “O futuro se constrói agora: a experiência do Fundo de Equalização da Receita de Niterói”; e “Arrecadação eficiente: a inovação de Niterói na cobrança do ITBI.

No eixo “Inovação na Prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas”, os vídeos da SMF selecionados foram “Atendimento ao cidadão como prioridade de inovação: experiência de Niterói”; e “Secretaria de Fazenda de Niterói em prol da Equidade Racial”. Já no eixo “Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público”, o vídeo exibido foi “Educa Fisco; facilitando a vida do cidadão na Secretaria de Fazenda de Niterói”. Todos os vídeos foram disponibilizados no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no Youtube: youtube.com/user/CanalENAP.  

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support