Prefeitura de Niterói faz censo interno para avaliar qualidade dos serviços prestados à população

Com o objetivo de analisar a qualidade do atendimento aos cidadãos de Niterói, a Prefeitura está realizando um Censo de Atendimento interno com todos os seus órgãos e entidades. Com duas etapas, quantitativa e qualitativa, o censo busca mapear e gerar dados sobre os serviços, gestão do atendimento e a avaliação dos cidadãos. A primeira etapa do censo, realizada por meio de uma pesquisa com a Rede de Atendimento ao Cidadão, termina nesta segunda-feira (5).

A Rede, liderada pelo Comitê de Atendimento ao Cidadão e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), é composta por dois representantes de cada órgão/entidade da Prefeitura. Para a secretária Ellen Benedetti, o censo é muito importante para uma gestão compartilhada, e para escutar e entender as demandas dos servidores.

“Estamos avançando na Estratégia de Governo Digital e o atendimento ao cidadão é fundamental neste processo. A população precisa fazer parte da transformação digital do município e isso passa, necessariamente, por um bom atendimento, com responsabilidade, profissionalismo e humanidade pensando na qualidade do serviço público. Por isso, é muito importante estar atento aos desafios da Rede de Atendimento ao Cidadão”, destacou Ellen Benedetti.

O Censo de Atendimento é um instrumento ligado à Política Municipal de Atendimento, Proteção e Defesa do Cidadão e busca compreender quais são os desafios e oportunidades em relação ao atendimento e melhorias nos serviços. Nesse sentido, se desdobra em pesquisa e oficinas estratégicas com servidores que atuam no dia a dia do atendimento. Nesta etapa quantitativa, os dois membros da Rede de Atendimento de cada órgão/entidade estão respondendo juntos ao formulário enviado pela equipe da Subsecretaria de Modernização da Gestão da Seplag.

“Todos os órgãos e entidades estão colaborando nessa pesquisa sobre canais de atendimento, ferramentas de agendamento e avaliação de serviços, necessidades de infraestrutura e treinamento de servidores. Com isso, vamos atualizar a Carta de Serviços que lançamos em formato de Portal de Serviços. O censo também servirá para replanejarmos a entrega de serviços digitais no Portal e para desenharmos projetos piloto de atendimento descentralizado em Niterói”, aponta Enzo Mayer Tessarolo, subsecretário de Modernização da Prefeitura.

A Rede de Atendimento ao Cidadão, criada pelo Decreto Nº 13.968/2021, tem o objetivo de ampliar o acesso a serviços e informações municipais, simplificar a interação do governo com a sociedade, elevar a satisfação com o atendimento e a qualidade dos serviços públicos, entre outros. O Portal de Serviços pode ser acessado no link: servicos.niteroi.rj.gov.br.   

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support