Circuito Arariboia dobra o número de feiras de economia solidária em 2022

A Região Oceânica vai ganhar mais uma feira do Circuito Arariboia, agora em Piratininga. A feira do Circuito de Economia Solidária vai acontecer de forma quinzenal, das 8h às 17h, na Praça Luiz Gomes, também conhecida como Praça do Tobogã. Em 2022, a Prefeitura de Niterói dobrou o número de feiras, indo de 4 para 8, em diversas regiões. Agora, os niteroienses contam com feiras em Icaraí, Centro, Ingá, Itaipu, Piratininga e no Barreto. Ao todo, mais de 300 expositores participam do Circuito pelos bairros da cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária é a responsável pela organização do Circuito Arariboia com cogestão do Fórum de Economia Solidária de Niterói. O secretário da pasta, Elton Teixeira, ressalta a importância da expansão das atividades.

“A ampliação do Circuito Arariboia é fundamental para garantir a geração de renda para a produção local. As feiras representam uma alternativa para a geração de renda e a inclusão social”.

A feira de Piratininga foi lançada durante o evento do Clube da Esquina que aconteceu neste domingo (25). A próxima edição será em outubro, no domingo (9), e conta com barracas de produtos de artesanato, agricultura familiar e gastronomia.

O subsecretário de economia solidária, Maicon Carlos, destaca que a feira promove a economia local.

“Em 2022, dobramos o número das feiras do Circuito Arariboia, saindo de 4 para 8. O objetivo é que os trabalhadores do Fórum de Economia Solidária possam escoar sua produção e promover a economia local”.

O Circuito Arariboia acontece em dias e regiões diferentes da cidade, da Zona Norte à Região Oceânica. São diversas barracas com produtos artesanais, trabalhos manuais, produtos orgânicos e arte popular que inclui artesanato, frutas, verduras e legumes da agricultura familiar, gastronomia artesanal e outros produtos que respeitam a produção local, o meio ambiente, a sustentabilidade e o comércio justo. As atividades acontecem de quarta a domingo.

Quarta-feira: A feira do Ingá fica na Praça César Tinoco, no Ingá, e acontece às quartas, das 8h às 14h.

Quinta-feira: No Centro, a feira funciona ao lado do Terminal João Goulart, na Avenida Visconde do Rio Branco. A feira acontece de forma quinzenal, às quintas-feiras, e a próxima acontece no dia 23 de junho, das 7h às 18h.

Sexta-feira: Na Praça das Águas, no início da Av. Amaral Peixoto, funciona de forma alternada às sextas, das 8h às 14h, e a próxima é no dia 8 de julho. Já a feira da Praça Dom Navarro, na Ary Parreiras (Icaraí), acontece das 8h às 16h.

Sábado: Neste dia, o Circuito acontece em três locais: em Icaraí, no Barreto e Itaipu. A feira do Campo de São Bento começa às 8h e vai até às 14h, e acontece quinzenalmente, com encontro marcado neste sábado (25). No Barreto, a feira acontece dentro do Parque Palmir Silva (Horto do Barreto), R. Dr Luiz Palmier s/nº, das 7h às 15h. Já na Região Oceânica, o espaço fica na Praça das Amendoeiras, próximo ao ponto final do ônibus 38, das 8h às 18h.

Domingo: Aos domingos, a feira do Circuito de Economia Solidária conta com a feira de Piratininga que vai acontecer de forma quinzenal, das 8h às 17h, na Praça Luiz Gomes, também conhecida como Praça do Tobogã.

Comemoração – A feira do Circuito Arariboia que acontece em Itaipu comemorou, neste último sábado (24), 6 anos de existência. A feira agrupa mais de 50 empreendimentos de produtores locais, como cerveja artesanal, gastronomia, agroecológicos, artesanato e vestuário. Além disso, a comemoração contou com atividades culturais.

O Circuito Arariboia de Economia Solidária foi estabelecido como uma das ações da Política Municipal de Economia Solidária, Lei 3.473 de janeiro de 2020. Para conhecer melhor o movimento de economia solidária na cidade, acesse: https://www.ecosolniteroi.org.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support