Niterói é a oitava cidade mais inteligente do país

Niterói subiu mais uma posição e se tornou a oitava cidade mais inteligente do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2022. O Município também é destaque nos indicadores de Governança (2º lugar), Urbanismo (5º lugar) e Segurança (6º lugar), subindo 57 posições neste eixo em comparação com o ano passado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (04) durante o evento em São Paulo, onde a Prefeitura de Niterói conta com um estande que apresenta as ações inovadoras da cidade.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, representou o prefeito de Niterói, Axel Grael. A secretária recebeu o prêmio de Niterói e participou de uma mesa-redonda com representantes de cidades de destaque no ranking. Em sua participação, Ellen Benedetti apresentou iniciativas relacionadas à Estratégia de Governo Digital e ações fundamentais para ampliar a segurança do Município. Ela destacou que participar de eventos como o Connected Smart Cities, além de evidenciar a importância das políticas adotadas em Niterói, é essencial para conhecer novas práticas e soluções.

“Estamos super orgulhosos da trajetória de Niterói que, desde 2013, com planejamento, foco e compromisso público orientou as políticas públicas para alcançar metas. É fundamental o compromisso das lideranças municipais. Com orientação do prefeito Axel Grael e atuação coordenada de diversas secretarias e órgãos municipais alcançamos a melhoria constante de nossas políticas, o que nos permitiu alcançar o oitavo lugar no ranking nacional. Isso é um reconhecimento das práticas voltadas ao governo mais digital, inteligente e inclusivo. Participar desse evento também é muito importante porque conseguimos trocar experiências com diversos municípios. Percebemos que muitos desafios são similares e podemos trabalhar de forma colaborativa e coordenando as ações para promover cidades ainda mais inteligentes”, explicou Ellen Benedetti, que reforçou que Niterói segue avançando e aprimorando políticas públicas que têm impacto na vida da população.

Ellen Benedetti também apresentou a palestra “Smart Cities Niterói: como a cidade está utilizando a tecnologia e sua infraestrutura a serviço da população”. A secretária enfatizou a evolução e iniciativas inovadoras do Município. Entre os destaques, o Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033; o Portal de Serviços: a ampliação do Processo Eletrônico; o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e o Centro de Controle e Operação (CCO), que cuidam da segurança e do trânsito de Niterói. Ellen Benedetti também destacou ações de retomada econômica e ações na área da Assistência Social como a Moeda Social Arariboia.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, responsável por algumas das ações relacionadas a Cidades Inteligentes, elogiou a intersetorialidade das políticas públicas do Município e ressaltou a importância de seguir avançando no desenvolvimento de iniciativas para a população.

“A presença de Niterói neste evento, premiada em três categorias, vem confirmar a liderança do prefeito Axel Grael no tema e o compromisso de uma equipe integrada. A Niterói inteligente, sustentável e humana que queremos continua no seu caminho de melhorar a gestão, a economia da cidade e, principalmente, de incluir e dar mais qualidade de vida aos cidadãos. Sem deixar ninguém para trás”, pontuou a secretária Valeria Braga.

O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique Azevedo de Moraes, participou do evento e enfatizou o esforço da Prefeitura para aprimorar os serviços ao cidadão e para melhorar a qualidade de vida da população. Como resultado desse trabalho, Niterói subiu 57 posições e é considerada a sexta melhor do país em segurança pública.

“Seguimos o Plano Estratégico Niterói que Queremos, com investimentos constantes na melhoria dos nossos serviços. Sob a liderança do prefeito Axel Grael, continuamos investindo em capacitação e tecnologia para proporcionar mais segurança ao cidadão niteroiense. Ter esse esforço reconhecido nacionalmente nos motiva a continuar evoluindo”, ressaltou o secretário.

O Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento. O ranking tem quatro resultados: geral; por eixo temático; por região e por faixa populacional. Na primeira edição, em 2015, a cidade estava em 17° lugar no país.

Também estiveram presentes na abertura do Connected Smart Cities a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo; o coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões; e o subsecretário de Planejamento Urbano e Mobilidade, Rogério Gama.