Prefeitura de Niterói promove a 2ª Mostra Acolhimento de Cinema Brincante

A Prefeitura de Niterói vai promover a 2ª edição da Mostra Acolhimento de Cinema Brincante de Niterói. As atividades acontecem de 7 a 26 de outubro, celebrando a criatividade na área do audiovisual de crianças e jovens que estão nos espaços de acolhimento da prefeitura. A abertura do evento será aberta ao público na próxima sexta-feira (7), às 19h, com uma sessão de Curtas e um bate papo com o grupo Cafuné na Laje e Léo Lima, no Centro de Artes UFF, Icaraí.

A mostra é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. Elton Teixeira, secretário da pasta, avalia a atividade.

“É um evento que reúne atividades culturais com as sociais e leva os jovens acolhidos a ter novas experiências. Serão sete dias, ao longo do mês de outubro, onde eles poderão assistir filmes, trocar ideias e experimentar práticas de uma produção audiovisual”.

O projeto, idealizado pela pedagoga Marina Luar em parceria com a produtora cultural Rafaella Menegueli, é um desdobramento do Cine Acolhimento, espécie de cineclube itinerante iniciado em julho de 2020, em Niterói, para promover a cultura cineclubista no cotidiano de unidades de acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Durante o ano, há sessões de filmes escolhidos coletivamente, seguidas por rodas de conversas.

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Dani Murtha, a primeira edição da Mostra teve grande sucesso nas unidades e se expandiu pelos equipamentos culturais.

“A proposta surgiu com o objetivo de trazer o cinema de forma brincante para dentro das unidades de acolhimento infanto-juvenis da assistência social. O resultado foi tão bom que, este ano, resolvemos juntar acolhimento, cinema e brincadeira e passear pelos equipamentos culturais da cidade”.

Ao longo do mês, os jovens estarão em alguns equipamentos culturais da cidade para experimentar na prática as etapas de uma produção audiovisual. A programação da 2ª Mostra Acolhimento de Cinema Brincante terá oficinas do corpo, criação de histórias e roteiro e decupagem de audiovisual, no MAC, nos dias 8 e 9, para os jovens acolhidos. Na sexta (14), haverá uma sessão de curtas com roda de conversa com Gera (Convidado: Geraldo Pereira) que é aberta ao público, às 19h, também no MAC.

Nos dias 15 e 16, terá oficinas de Set de filmagem e direção de arte, ambas para as crianças e adolescentes acolhidos, no Auditório do Parque das Águas. As oficinas contam com a participação de JV Santos e Ororo. O último dia celebra a apresentação do curta produzido nas oficinas, a partir das 20h, com a participação dos acolhidos. A sessão é aberta ao público e acontece na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural.

Programação 2ª Mostra Acolhimento de Cinema Brincante – Aberta ao público

• 07/10 – Sexta – 19h – Abertura do Evento
    Sessão de Curtas + bate papo com Cafuné na Laje
    Convidados: Léo Lima e Coletivo Cafuné na Laje