Icaraí recebe disputa do Mano a Mano com as rainhas da Seleção Brasileira de Futebol

Niterói é palco, pelo segundo ano consecutivo, da disputa do Donas do Jogo que reúne as estrelas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino: Marta, Cristiane, Debinha e Alline Calandrini. O torneio ‘Mano a Mano’ contou com três times que disputaram entre si com o objetivo chamar a atenção para a representatividade do futebol feminino, buscando mais igualdade e respeito nesse esporte que é paixão nacional. O campeonato teve apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Esta, que é a oitava edição do evento, também contou com a presença do medalhista olímpico de atletismo Robson Caetano.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve presente no torneio e foi um dos responsáveis pela entrega dos troféus.

“As areias da Praia de Icaraí foram dominadas pelas craques do futebol que deram um show de bola e de representatividade feminina. Esse evento tem tudo a ver com Niterói, não só pelo esporte, mas pelo fato de que nossa cidade é comprometida com o progresso e valoriza o futebol feminino, que precisa cada vez mais de espaço, igualdade, respeito e empoderamento. Venho de uma família de atletas e minha mãe, tia e sobrinha representam a força da mulher no esporte. Lugar de mulher é onde ela quiser e ver essas estrelas do futebol em Niterói, inspira muitas meninas”, destacou Axel Grael.

O Donas do Jogo foi disputado pela segunda vez em Niterói. A primeira edição em terras fluminenses foi realizada no Caminho Niemeyer, em 2021. Para o jogo, foi montado toda a estrutura de um minicampo de futebol nas areias da Praia de Icaraí. Rubens Goulart, secretário de Esporte e Lazer da cidade, ressalta a vocação esportiva de Niterói.

“A gente fica muito lisonjeado de receber essa disputa com a presença da Marta aqui na cidade. Niterói é uma cidade com uma grande vocação esportiva. Temos fomentado diversas atividades, através da SMEL. Não só o futebol, como canoa havaiana, beach tênis, futevôlei, corrida de rua e outros. A gente tenta abrir um leque para atender a todos os esportes e esse é um evento que veio para ficar”, ressaltou.

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Marta Silva foi a técnica de uma das três equipes participantes. Cristiane, atleta do Santos, Debinha, campeã da Copa América 2022 pela Seleção Brasileira, e Alline Calandrini, ex-atleta da modalidade e comentarista da Band, foram os destaques da disputa junto com a rainha dos campos.

“Eventos como esse buscam a igualdade, o direito, o empoderamento e o respeito. A gente percebe que manter a parceria do evento e continuar com ele dessa forma bacana e prazerosa é o caminho que precisamos seguir em tantos lugares pelo Brasil para que a gente esteja sempre espalhando o que realmente importa para a sociedade que é o espaço e inclusão para todos”, disse Marta.

O ‘Mano a Mano’ é um evento criado pela Dream Factory e pela X3M, baseado na disputa entre atletas de alta performance, em um local inusitado montado especialmente para o projeto. A primeira edição, em 2013, trouxe Usain Bolt para uma prova de atletismo. O jamaicano retornou nas duas edições seguintes, em 2014 e 2015. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatline, em 2018, a competição foi nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem.