Niterói participa de fórum internacional para discutir a infância

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, participou, neste domingo (19), de uma mesa redonda do painel “Promoção da Saúde” do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e do Fórum Internacional das Infância. O evento, que acontece em Jundiaí, São Paulo, até sexta-feira (24), reúne representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban 95, iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

Valéria destacou que Niterói já integra a Rede Urban 95 e aplica ideias como o projeto Pé de Infância e Parques Naturalizados, que fortalecem o contato das crianças com a natureza. Segundo ela, a cidade mapeou áreas ociosas no em torno de escolas e postos de saúde para criar ambientes seguros e lúdicos voltados às crianças. A secretária ressaltou também a similaridade entre Niterói e Jundiaí.

“Niterói tem 500 mil habitantes, um tamanho muito próximo ao de Jundiaí. Maravilhoso ver a possibilidade de usos múltiplos de espaços, unindo ciência e tecnologia desde a primeira infância”, afirmou.

O bate-papo reuniu ainda o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Teixeira, e a secretária de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba (SP), Graziela Drigo Bossolan Garcia. A mediação ficou por conta de Thaís Sanches, da Fundação Bernard van Leer.

O 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infância têm como foco oito eixos: Direito de Brincar, Garantia de Autonomia, Promover a Participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional, que estão alinhados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).