Prefeito de Niterói celebra Dia da Liderança Comunitária em evento na Zona Norte

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve neste domingo (04) em um evento em comemoração à recém-criada data que homenageia os líderes comunitários. O evento aconteceu na rua Benjamin Constant, no Pombal de Niterói, e teve torneio de futebol, brinquedos para as crianças e uma roda de samba.

O Dia da Liderança Comunitária de Niterói será comemorado no dia 07 de abril. A ideia é que, a cada ano, uma comunidade diferente receba o evento. Para o prefeito Axel Grael, a homenagem é mais do que justa.

“Tenho uma gratidão muito grande pelas lideranças comunitárias. São pessoas que trabalham voluntariamente, sem receber pelas ações que realizam. São pessoas que dedicam o seu tempo para o bem coletivo. Ter uma rede de lideranças integradas faz toda a diferença para o prefeito e para quem toma decisões sobre políticas públicas. É muito importante ter, em cada comunidade, um líder comunitário para nos trazer as prioridades daquela região. Temos realizado diversos trabalhos em comunidades, como as 83 obras em andamento para contenção de encostas, além da implantação de espaços esportivos”, destacou Axel Grael.

A secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco, ressaltou a importância da data. “A Secretaria Municipal das Culturas apoia diversos projetos de atuação comunitária. Encerramos recentemente um edital com 244 inscrições e temos o cuidado de valorizar principalmente esses projetos das comunidades de Niterói”, ressaltou Júlia Pacheco.

A lei municipal 3768/2023, que institui o Dia da Liderança Comunitária, foi criada pelo vereador Leonardo Giordano. Ele explicou o motivo da escolha da data. “O movimento comunitário socorre, dá suporte e reforça as demandas do povo. Escolhemos esse dia porque foi a ocasião que entrou para a história como a tragédia que atingiu o Morro do Bumba, em 2010. Apesar da data ser de muita tristeza, foi o momento em que as lideranças comunitárias se agigantaram, cavaram a terra com a mão para tirar as pessoas que estavam soterradas e salvar vidas”, disse o vereador.