Prefeitura de Niterói realiza vistoria em novo parque de preservação

Uma comitiva da Prefeitura de Niterói esteve, nesta segunda-feira (17), no Morro do Morcego para uma vistoria da área onde será implantado o novo parque natural da cidade. O espaço será aberto, em breve, para passeios guiados. O parque, localizado na Enseada de Jurujuba, fica às margens da Baía de Guanabara e conta com uma vista privilegiada para Niterói e para o Rio de Janeiro.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, falou da importância do novo espaço público.

“Essa visita é parte do processo de planejamento do parque que tem um potencial turístico e ambiental enorme. É importante que a gente identifique os pontos de vista e conheça melhor a topografia da área. Essa vai ser uma importante área pública e a ideia é que a gente organize visitas guiadas e com número controlado de visitantes”, disse o prefeito.

Em visita, o secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, ressaltou a vocação de Niterói na preservação de seus patrimônios.

“A cidade prioriza a preservação de seus patrimônios, sejam eles históricos ou naturais. Esse parque é um grande ganho para trazer turistas e para que as pessoas da própria cidade possam aproveitar essa beleza natural”, destacou.

Maria Carolina Campos é engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e acompanhou toda a visita às áreas do novo parque.

“A visita de hoje foi importante para definir a atuação de cada secretaria nas estratégias de implementação do parque, visando a abertura ao público em breve. A abertura dos acessos já foi iniciada, o que auxiliará no mapeamento das potencialidades da unidade de conservação”, contou Maria.

A visita foi acompanhada também por outros representantes da SMARHS, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo S/A (Neltur) e da Administração Regional de Jurujuba.

Homenagem – O novo parque receberá o nome de Dora Hees de Negreiros, em homenagem a ambientalista niteroiense falecida em 2016, aos 82 anos. Engenheira química e ambientalista com longa trajetória em gestão ambiental exercida junto a órgãos governamentais do Rio de Janeiro, Dora criou a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e foi do Instituto Baía de Guanabara (IBG).

Nesta segunda, Alexandre Hees de Negreiros, filho da homenageada, participou da visita ao parque.

“Eu só conheci o parque pela água quando brincava de velejar e sempre ficava admirado com a beleza do lugar. Essa pedra que se impõe na Baía de Guanabara, neste lado de Niterói, lembra uma versão menor do Pão de Açúcar. Essa homenagem é incrível, o prefeito Axel e minha mãe eram guerreiros em prol do meio ambiente e é muito emocionante ver que ela seja a homenageada para dar o nome a esse parque tão bonito, tão marcante. É um lugar muito simbólico para a gente. É super gratificante e eu vim me emocionar aqui hoje mais um pouco”, destacou Alexandre.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support