Prefeitura de Niterói comemora Semana do Jovem Empreendedor com oficinas em escolas e feira de empreendedorismo

A Prefeitura de Niterói vai realizar mais uma edição do Inova Jovem, a feira de empreendedorismo que acontece na Semana do Jovem Empreendedor, de 24 a 28 de abril. Nesse ano, o evento, que é iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, terá novo formato com ações como oficinas e workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e estímulo para formar jovens empreendedores. Também haverá uma feira de empreendedorismo com diversos parceiros e atividades como oficinas, rodas de conversa, e a divulgação de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude, Luisa Assumpção, destaca que o Inova Jovem 2023 é o primeiro passo para a implementação da semana do jovem empreendedor como uma política pública em Niterói, para incentivar o desenvolvimento de empresas júnior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascensão, estimulando a geração de emprego e renda para o município.

“Hoje, uma das maiores urgências das juventudes é a falta de perspectivas e esperança no futuro. A dificuldade da entrada no mercado de trabalho e as dificuldades de um empreendimento digno são alguns dos motivos. Essa oportunidade de formação e serviços para jovens que empreendem ou querem empreender é um dos caminhos que precisamos possibilitar enquanto gestão pública para mudar esse cenário” afirma Luisa.

De segunda a quinta-feira (24 a 27) serão realizadas atividades como oficinas e workshops em escolas com ensino médio, em parceria com o Sebrae. Entre os temas: impulsionamento e marketing digital; legalização e formalização do empreendimento e gestão financeira. No último dia do evento, sexta-feira (28), das 10h às 18h, haverá uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espaço de exposição das secretarias e instituições parceiras que podem colaborar com formações e serviços para jovens que já sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira também haverá atividades como oficinas e rodas de conversa, além da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustentáveis.

“Na Feira teremos stands com serviços como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emissão de alvará, Mulher Empreendedora, Núcleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupança Escola, entre outros. Será uma oportunidade de conhecer espaços de formação e serviços para quem quer empreender ou alavancar seu negócio”, finaliza a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude.