Niterói é destaque em programa da Bloomberg dedicado a boas iniciativas do uso de dados na gestão pública

A Prefeitura de Niterói foi selecionada pela Bloomberg Philanthropies para o programa City Data Alliance, iniciativa que destaca o trabalho de armazenamento, análise e uso de dados na gestão pública em cidades das Américas do Norte e do Sul. De acordo com a própria instituição, a cidade foi escolhida por ser um “exemplo de ambição e avanço no aproveitamento de dados”. A convite da Bloomberg, que arcou com todos os custos da participação, o prefeito Axel Grael está em Baltimore, nos Estados Unidos, na abertura do programa.

Outros 20 prefeitos de cidades das Américas, entre eles os brasileiros prefeitos de Recife, Maceió e Mogi das Cruzes, também estão participando do início do City Data Alliance. A ida dos chefes do Executivo foi um dos pré-requisitos da própria instituição americana para que as cidades fossem contempladas com uma consultoria especializada voltada aos gestores e servidores do município. Neste encontro serão traçados os temas que serão abordados nas atividades de capacitação para os profissionais da Prefeitura de Niterói até maio de 2024.

Nesta quarta-feira (17), o prefeito Axel Grael se reuniu com Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg e ex-prefeito de Nova York. De acordo com Grael, ao longo do encontro estão sendo decididas as prioridades da Prefeitura dentro do programa. O município já conta com um Plano de Cidade Inteligente, Humana e Sustentável (PCIHS) e uma Estratégia de Governo Digital (EGD) norteando o uso de dados. Niterói quer agora aprofundar essa prática para a tomada de decisões.

“Quando falamos em “data”, ou seja, dados, estamos falando do uso de informações para saber mais sobre a população e para tomarmos melhores decisões. Em Niterói, o monitoramento, pesquisa e análise de dados estão sendo usados para aprimorar as políticas públicas, em um trabalho orientado para resultados e para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Ao longo do próximo ano vamos receber assistência direta de profissionais de alto nível da Bloomberg para avançarmos nesta agenda”, disse o prefeito.

O prefeito lembrou que Niterói ocupa, no ranking mais recente do Connected Smart Cities, a posição de oitava cidade mais inteligente do Brasil. Essa é uma conquista que foi construída desde 2013 com o desenvolvimento de projetos como a plataforma Colab, o SiGEO – Sistema de Gestão da Geoinformação e o ObservaNit, e mais recentemente com a criação do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação (SIMAGI).

“A Cidade Inteligente é aquela que faz uso da tecnologia para trazer benefício à sua população, seja para inclusão social, sustentabilidade, soluções urbanísticas, geração de empregos ou novos negócios. A seleção de Niterói no City Data Alliance é uma grande conquista, porque além do município ser contemplado com a capacitação, estamos assumindo o compromisso de cada vez mais usar os dados para entender melhor as necessidades da nossa cidade e atender as demandas da população”, disse.

Estratégia de Governo Digital – Lançada em dezembro de 2022 e coordenada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), a EGD orienta a transformação digital do município. Através dela os cidadãos têm maior facilidade no acesso aos serviços públicos através do Portal de Serviços (https://servicos.niteroi.rj.gov.br/), está sendo reduzido o tempo de abertura de empresas, será criado um repositório centralizado para armazenamento e cruzamento de dados do tipo “Data Lake”, entre outras iniciativas.

Plano Municipal de Cidade Inteligente, Humana e Sustentável – Um dos primeiros planos de cidade inteligente feitos integralmente por servidores da própria administração pública. É um documento de planejamento, realizado a muitas mãos, que traz conceitos e noções de boas práticas para tornar mais eficiente a prestação de serviços, sempre com um olhar de sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.

Sobre o Bloomberg Philanthropies City Data Alliance – O programa oferece treinamento sobre como aproveitar os dados para fortalecer as operações do governo municipal, inovar os serviços públicos e gerar resultados melhores para a população, incluindo melhorar o acesso aos cuidados de saúde, reimaginar os sistemas de gestão de resíduos, expandir programas de habitação, entre outros. Também estão na abertura do programa prefeitos de cidades como Seattle, Mendoza e Washington.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support