Fim de semana em Niterói terá ópera, encontro de saraus e baile charme

O fim de semana em Niterói terá atrações para todos os gostos. A Ópera na UFRJ apresentará “A Cartomante”, conto de Machado de Assis, no Theatro Municipal, sexta-feira (11) e sábado (12). O Encontro de Saraus também vai reunir os amantes da literatura no Solar do Jambeiro, no sábado (12). Já o domingo é dia de Baile Charme no Teatro Popular. Confira a programação.

Ópera encena conto de Machado de Assis no Theatro Municipal

A literatura e o canto lírico irão se encontrar no Theatro Municipal de Niterói. Na sexta e no sábado (11 e 12), o projeto Ópera na UFRJ apresentará “A Cartomante”. Idealizado pelo compositor Eduardo Frigatti, o espetáculo dá vida a um dos contos mais famosos de Machado de Assis, marcado por reviravoltas e críticas sociais. A exibição acontecerá às 19 e 18 horas, respectivamente, com entradas a partir de R$10 (meia).

A ópera se passa no Rio de Janeiro do século XIX. Camilo tem um caso com Rita, esposa de seu amigo de infância, Vilela. Cartas anônimas ameaçam expor o adultério. Rita consulta uma cartomante, o que acaba interferindo no destino do trio. O que o tarot não conta é que Vilela guarda um segredo.

A Cartomante
Data: Sexta e sábado, 11 e 12 de agosto de 2023
Horário: 19 horas (sexta) l 18 horas (sábado)
Local: Theatro Municipal de Niterói
Ingressos: R$20 (inteira) l R$10 (meia) no site Sympla ou na bilheteria do Theatro
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

“Um Brinde à Poesia” promove Encontro de Saraus no Solar do Jambeiro

O tradicional sarau do Solar do Jambeiro fará edição especial neste fim de semana. No sábado, “Um Brinde à Poesia” apresentará, às 15 horas, o Encontro de Saraus. O evento contará com microfone aberto, no “momento d’versos”, e terá a participação de poetas de diferentes localidades. A entrada é gratuita.

Nesta edição, “Um Brinde à Poesia” reunirá a Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro, recebendo nomes como Sérgio Gerônimo, Mozart Carvalho, Amalri Nascimento, Lúcia Mattos e Dom Sarau. Assim, o encontro promete abordar diversas vertentes da poesia e celebrar esta forma de fazer arte.

Um Brinde à Poesia
Data: Sábado, 12 de agosto de 2023
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 – São Domingos, Niterói – RJ
3ª edição do Black Charme Niterói chega ao Teatro Popular Oscar Niemeyer

Atração reúne DJs que irão tocar o melhor da black music

A Black Music toma conta do Teatro Popular! Neste domingo, dia 13, acontece a 3° edição do Black Charme Niterói no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O evento, idealizado pelo Maloca Cultural e Grupo Amantes da Black Music, reunirá diversos grupos e DJs da música preta em uma tarde animada para toda a família. A programação começa às 15h e é gratuita.

O Black Music é símbolo de luta e resistência para a cultura afro-brasileira e contribuiu para o surgimento de diversos outros ritmos musicais através da riqueza de melodias. O Black Charme promete resgatar e fortalecer a importância da cultura afro-raiz em Niterói.

Black Charme Niterói
Data: Domingo, 13 de agosto de 2023
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ, 24020-011