Prefeitura de Niterói dá ordem de início das obras da Casa do Aprendiz Musical, no Fonseca

Nesta quarta-feira, (23), a Prefeitura de Niterói deu a ordem de início das obras da Casa Aprendiz Musical, no Fonseca, na Zona Norte da cidade. O local vai atender os alunos do Aprendiz Musical, iniciativa mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A nova sede da unidade do Aprendiz Musical será no casarão que foi desapropriado pela Prefeitura no Bairro Chic, no Fonseca, e será totalmente climatizada. Além disto, contará com novo auditório para ensaio da Orquestra Aprendiz e das Orquestras de Câmara e do Coro Aprendiz; salas individuais para práticas de instrumentos; estúdio para gravação; Projeto Aprenda com aulas de reforço de pré-vestibular e do Projeto Decola (percepção global das questões que envolvem a sociedade contemporânea, permitindo seu engajamento enquanto promotor de mudanças significativas para a sua própria vida e para o contexto comunitário que o cerca); equipe multidisciplinar; biblioteca popular a partir de doação de livros para incentivo à leitura; sala equipada com computadores; refeitório; Sala para Práticas de Instrumentos Individuais.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressalta a importância do Aprendiz Musical como um caminho para a inclusão social. “Ele representa uma expectativa de ascensão por meio da cultura ao criar oportunidades para estes jovens que participam do programa. O prédio já foi desapropriado, já temos o projeto e a empresa responsável pela obra. Nossa expectativa é fazer a entrega do espaço daqui a seis meses. Teremos um auditório para 200 pessoas que será um espaço de cultura para os moradores, uma conquista importante para o Fonseca. O Aprendiz Musical é uma prioridade para Niterói e é mais programa de referência no país, que nos orgulha muito”, destacou Grael.

Em 2023, o programa Aprendiz Musical mais que triplicou o número de alunos atendidos, que passaram de 2.100 para cerca de 7.500. Atualmente, o projeto está presente em todas as 49 unidades do ensino fundamental de Niterói.

O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, ressaltou a importância do programa. “O Aprendiz Musical é um dos mais importantes programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos no país, que, há 22 anos transforma vidas. A ideia é que as pessoas passem por ele e possam escolher a história que quiserem, seja na música ou não. O Aprendiz Musical dá todas as condições de sustentabilidade como apoio psicológico, verba para locomoção, alimentação, técnica de excelência e a oportunidade de inclusão social. Temos quase dez mil famílias atendidas pelo programa, o que cria um núcleo de relação da população com o entorno. Aqui, no Fonseca, sabemos como é importante ter um espaço cultural e de entretenimento como a Casa Aprendiz”, frisou André Diniz.
Tombado como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, o Aprendiz Musical atendeu, desde 2001, mais de 40 mil alunos. Entre as realizações, destacam-se convênios e intercâmbios, mais de cem apresentações, incluindo duas turnês pelo estado do Rio. A missão é promover a educação musical para crianças e jovens que tenham até 24 anos, estudantes ou egressos das escolas públicas da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes. Além da ordem de início da nova casa no Fonseca, está prevista outra na Região Oceânica.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) e secretário de Educação de Niterói, Bira Marques, destaca a parceria da pasta na execução do programa. “A expansão do Programa Aprendiz tem tido um impacto muito importante na educação. Temos um desafio muito grande de combater a evasão escolar, e a iniciação musical se mostra uma estratégia fundamental para atrair essas crianças e jovens, gerando oportunidades. Neste ano, vamos consolidar a ampliação para alcançar ainda mais crianças, fortalecendo esse caminho de transformação social e apresentando novas perspectivas de vida”, ressaltou o secretário.

A ordem de início das obras da Casa do Aprendiz Musical no Fonseca também contou com a presença do presidente da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento, Emusa, Antonio Lourosa e dos vereadores Jhonatan Anjos e Andrigo.