Procon Itinerante atendeu 365 pessoas em três meses

O Procon Itinerante está percorrendo todas as regiões da cidade, levando serviços gratuitos de orientação. Com um calendário já elaborado até o final do ano, a van que já percorreu oito locais em três meses e fica sempre nas administrações regionais, permanece até esta quinta-feira (14) no bairro do Rio do Ouro. O horário de atendimento é das 10h às 15h. Desde que o serviço passou a ser oferecido, 365 pessoas já foram atendidas em várias regiões da cidade.

As atividades acontecem sempre na primeira e terceira semana de cada mês – exceto em dezembro, por conta das festividades – e fica três dias em cada regional. São disponibilizadas 20 vagas por dia, totalizando 60 em cada uma das regiões. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo é adaptado com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia.

“Esse serviço tem sido de extrema importância para facilitar a vida principalmente de consumidores que moram na periferia da cidade. Com isso ajudamos a resolver seus problemas e ainda evitamos despesas com deslocamentos, facilitando a vida deles. Além de termos todos os equipamentos para atendê-los, também fornecemos os Códigos de Defesa do Consumidor, assim todos podem conhecer os seus direitos e saber a hora de procurar ajuda”, explicou o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Texeira.

O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

A secretária de Governo, Rubia Secundino, ressalta que a parceria com as regionais facilita a interlocução com os moradores dos bairros.

“As Administrações Regionais já fazem parte do dia a dia dos moradores dos bairros pela proximidade e pelo trabalho desenvolvido junto com a população local. Essa parceria vai ser fundamental para levar informação e orientação jurídica a quem precisa e não sabe nem por onde começar os trâmites burocráticos que alguns processos necessitam”, destaca Rubia.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia.

A equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou inúmeros casos, com taxa de 86% de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.

A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.

Calendário do Procon Itinerante nas Regionais para os próximos meses:

Setembro:

  • 12, 13 e 14 – Administração Regional do Rio do Ouro (Praça Manuel Antunes Filho)
  • 26, 27 e 28 – Administração Regional de Itaipu e Engenho do Mato (Praça Irênio de Matos Pereira)

Outubro:

  • 3, 4 e 5 – Administração Regional do Barreto (Horto do Barreto)
  • 17, 18 e 19 – Administração Regional do Badu, Sapê e Matapaca (17 – Badu (Pça Ivan da Silva Lima), 18 Sapê (Largo da Padaria Soberana) e 19 – Matapaca (Rua Marilda Gonçalves do Nascimento, 01 Shopping do Pet Fun)

Novembro:

  • 7, 8 e 9 – Administração Regional do Largo da Batalha (Praça Levi Francisco da Cruz Nunes)
  • 21, 22 e 23 – Administração Regional do Ponto Cem Réis (Praça Dom Agostinho Benassi)

Dezembro:

  • 5, 6 e 7 – Administração Regional de Icaraí (Praça Dom Navarro)
  • 12, 13 e 14 – Administração Regional do Ingá (Praça Dr Nilo Peçanha)
Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support