Parque Orla Piratininga conquista Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) ganhou para a Prefeitura de Niterói o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O prefeito Axel Grael recebeu o reconhecimento em evento, nesta terça-feira (19), durante o Rio Construção Summit, no Pier Mauá, no centro do Rio. Na 11ª edição, o Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece ações bem-sucedidas e destaca as melhores práticas e iniciativas em sustentabilidade desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro.

O prefeito Axel Grael destacou a relevância do prêmio e o caráter inovador do Parque Orla Piratininga (POP).

“Niterói apostou em um projeto arrojado. No começo, muita gente não acreditava. A gente conseguiu reunir o esforço de recuperação da Lagoa de Piratininga e do entorno, e o oferecimento de um espaço de lazer e recreação para a população. Requalificamos todo aquele espaço. Lamentavelmente a cidade estava de costas para a Lagoa de Piratininga. Estamos muito felizes por este reconhecimento. Sabemos que, em breve, com a entrega do parque como um todo, a gente vai ter um resultado ainda mais impactante. Muitas pessoas nos procuram para conhecer a técnica inovadora que implantamos no parque. Desta forma, Niterói contribui para que as cidades sejam cada vez mais sustentáveis”, ressaltou Axel Grael.   

O parque – O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) é o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país. Ele protege o meio ambiente, trata as águas dos rios e de escoamento superficial, promove a recuperação de uma área por muitos anos degradada e disponibiliza novos equipamentos de cultura e esportes.

O POP integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Com investimento de R$ 100 milhões, o equipamento conta com jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.

O Parque Orla tem uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. O projeto também conta com quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia, 17 áreas de lazer, 3 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental.

A coordenadora do Programa Pro Sustentável, Dionê Marinho Castro, enfatizou que hoje o Parque Orla é um espaço para todos. “A alegria maior é porque conseguimos transformar uma área degradada em um grande jardim. Conseguimos algo na linha da sustentabilidade ambiental e também de justiça ambiental. A gente vê hoje pessoas de toda a cidade no POP”, reforçou Dionê Marinho Castro.

Prêmios – OParque Orla Piratininga foi escolhido, em junho, pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, o POP foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support