Rodrigo Neves se encontra com Geraldo Alckmin em Brasília para debater o desenvolvimento do Rio de Janeiro

O compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda no Rio de Janeiro foi tema do encontro entre o ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo do município, Rodrigo Neves, e o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, realizada nesta quarta-feira (20), no Palácio do Planalto. Também participou da reunião o deputado estadual Vitor Junior (PDT).

“Foi uma honra ter sido recebido pelo presidente em exercício. Foi uma reunião muito produtiva. Ele tem um compromisso muito claro com a geração de emprego e renda e com o apoio ao setor produtivo. A parceria do Governo Federal para melhorar a qualidade de vida em Niterói e no Estado  do Rio de Janeiro já é uma realidade”, afirmou o ex-prefeito e secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves.

No encontro, Alckmin garantiu para 2024 implantação da Rota 3, gasoduto que vai transportar gás natural do Campo de Franco, em frente a Niterói e Maricá, até o Polo GasLub Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com cerca de 355 quilômetros de extensão total, extensão total, sendo 307 km de trecho terrestre e 48 km de ligação marítima, os novos dutos têm capacidade para escoar até 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

“Além do gasoduto da Rota 3, Geraldo Alckmin também garantiu o início do funcionamento da planta de tratamento de gás natural do Polo GasLub, antigo Comperj. A Rota 3, segundo ele, fica pronta em 2024, possibilitando um forte crescimento da região do Leste Fluminense. Isso vai permitir o desenvolvimento de plantas industriais, a redução do preço do gás fornecido para as indústrias, especialmente a fluminense, com aumento da  competitividade, da geração de emprego e de renda”, afirmou o ex-prefeito e atual secretário executivo.

“O início da operação do gasoduto de transporte vai impactar diretamente na geração de emprego e impulsionar o desenvolvimento da região Leste Fluminense, possibilitando a chegada de novas indústrias, beneficiando principalmente cidades como Itaboraí, São Gonçalo e Tanguá”, disse o deputado Vitor Junior.

A segurança pública no Estado do Rio de Janeiro também foi assunto da reunião entre Alckmin e Rodrigo Neves.

“Apresentamos os projetos de segurança pública que Niterói desenvolveu e Alckmin salientou a importância da integração dos esforços dos municípios, do Governo do Estado e do Governo Federal na retomada de territórios e na garantia de uma segurança pública mais eficiente”, comentou o ex-prefeito.

O projeto da Linha 3 do Metrô, que ligaria São Gonçalo, Niterói e Rio,  também foi abordado no encontro, pois faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no mês passado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Geraldo Alckmin.

“O projeto da Linha 3 do Metrô é uma das prioridades para a atualização dos estudos do PAC”, comentou Rodrigo Neves.

O ex-prefeito reforçou o convite para que o vice-presidente esteja em Niterói em novembro, quando a cidade vai comemorar seus 450 anos.

“Ele garantiu que vai acompanhar pessoalmente o início das atividades de dragagem do Canal de São Lourenço, que vai revitalizar a indústria naval e pesqueira de Niterói e região”,  finalizou Rodrigo Neves.