Acessibilidade: Prefeitura de Niterói realiza atividades nesta quarta (27) e quinta (28)

Setembro é um mês emblemático no movimento da pessoa com deficiência que representa lutas e avanços. A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Acessibilidade (SMAC), segue com atividades em diversos espaços da cidade. A programação da semana conta com uma Roda de Conversa de Mulheres no Espaço EcoPonte, nesta quarta-feira (26), às 14h, e uma homenagem a atletas paralímpicos na Câmara de Vereadores, nesta quinta (28), às 18h30.

Tânia Rodrigues, secretária de Acessibilidade, destacou que a pasta vem trabalhando em diversas ações de inclusão na cidade.

“Nosso objetivo é trabalhar a inclusão de modo a colocar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida integrada nas ações e nos mais variados espaços aqui no município. Estamos buscando todas as alternativas que a cidade propicia e tentando abrir espaços para que as pessoas possam conhecer e saber o que pode fazer, porque senão o que resta para essas pessoas é fazer reabilitação a vida inteira, ou seja, fisioterapia, e a gente não quer isso, a gente quer que eles participem da sociedade efetivamente”, enfatiza a secretária.

A SMAC vem trabalhando, ao longo do mês, a importância da inclusão social e a visibilidade de datas importantes como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (celebrado em 21 de setembro), o Setembro Verde (pela importância da inclusão social) e o Azul (lutas e conquistas da comunidade surda). A ideia é, também, proporcionar a inclusão inversa nas atividades, trazendo pessoas sem deficiência para entender um pouco mais sobre as barreiras e as necessidades da acessibilidade.

Nesta quarta (27), a Ecoponte vai abrir um espaço para uma “Roda de Conversa: Roda de conversa: Mulheres, pluralidade e transversalidade na Segurança Viária”, um diálogo com e entre mulheres sobre inclusão, equidade, gestão, saúde, integridade, violências e acessibilidade no trânsito. O evento contará com a participação da professora e assistente social, Simone Capella, atual subsecretária de Acessibilidade de Niterói. Em pauta: Mulheres, pluralidade e transversalidade na Segurança Viária. A participação é aberta a todas as mulheres. Essa atividade é uma parceria com a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, responsáveis pelas ações do Mês da Mobilidade. O auditório fica no Espaço EcoPonte (Rua Mario Neves, 1 – Ilha da Conceição).

No dia 28, quinta-feira, haverá uma Sessão Solene com entrega de Moções a atletas em homenagem ao Dia do Atleta Paralímpico (comemorado em 22 de setembro), a partir das 18h30, na Câmara dos Vereadores. Serão homenageados atletas que representaram nosso país no passado e atletas da nova geração. Na lista, João Carvalho Batista que foi um dos criadores e o primeiro presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), fundado no dia 9 de fevereiro de 1995 e que teve sua primeira sede em Niterói.