Grupos de Câmara do Aprendiz Musical se apresentam no dia 4 de outubro

Os Grupos de Câmara do Aprendiz Musical se apresentam na próxima quarta (04/10), às 14h, na segunda edição da série “Concertos da Imprensa” que acontece toda primeira quarta do mês na Sala de Cultura Leila Diniz. Nessa edição a apresentação trará repertório de conjuntos variados, que vão da música clássica à música popular.

O Aprendiz Musical é um dos mais importantes programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos do país. Iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Foi finalista do Prêmio Profissional da Música, em 2021, na Categoria Projetos Musicais Educativos.

Em abril de 2023, completou 22 anos de muito sucesso! O Aprendiz tem como base o canto coral e o repertório nacional para iniciar os alunos da rede municipal de ensino de Niterói no universo da música. Por meio da prática de instrumentos variados, do canto coral e das formações orquestrais, o Programa contribui não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do aluno.

Essa série de apresentações possibilita experiências reais com o público espontâneo, auxiliando na formação e qualificação dos aprendizes. A cada mes, um grupo diferente do Aprendiz Musical é convidado para participar. “Essa parceria entre o Aprendiz Musical e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro é muito antiga e muito importante: além de dar oportunidade para os alunos se apresentarem, colabora com a agenda cultural da cidade, oferecendo uma programação musical gratuita e de qualidade” afirma a diretora do Programa, Luiza Carino.

Essa ação vai ao encontro da missão do Aprendiz Musical, que é promover a educação musical para crianças e jovens que tenham até 24 anos de idade, garantindo o acesso à outras expressões culturais e às artes.

Programa:

– H. MILLIES
Concertino
Leandro Ferreira, violino

Serviço: Concertos da Imprensa – Apresentação do Grupo de Câmara Aprendiz Musical
Data: Quarta, 04 de Outubro de 2023
Local: R. Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro