Ciclistas de Niterói vão poder indicar locais da cidade para a instalação de novos paraciclos

Os ciclistas de Niterói poderão indicar pontos da cidade que consideram necessário estacionar a bicicleta. A Prefeitura adquiriu 600 paraciclos e, através do Programa Niterói de Bicicleta, começou a colher sugestões para a distribuição dos equipamentos. A instalação começa no fim de outubro.

A participação pode ser feita através da plataforma digital Colab. Ao abrir o aplicativo, o usuário precisa clicar na categoria Pedestres e Ciclistas. Depois, deve selecionar o endereço onde acha que é preciso ter um paraciclo. Na página seguinte, vai escolher a categoria Instalação de paraciclos. Por fim, é preciso preencher os campos de descrição da ocorrência, ponto de referência e anexar até três imagens do local, antes de finalizar.

Os novos paraciclos terão QR code gravado na estrutura com direcionamento para link de instruções ensinando a maneira correta de trancar a bicicleta. Para Filipe Simões, coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, os novos equipamentos vão dar mais segurança aos ciclistas e suas bicicletas.

“Niterói é a primeira cidade do Brasil que oferece serviço gratuito de paraciclos, com a possibilidade de qualquer cidadão solicitar o equipamento através do colab. As sugestões que forem feitas, tendo a viabilidade técnica, a Prefeitura fará a instalação. Os paraciclos são fundamentais para garantir um local de parada adequado para aqueles que usam a bicicleta e também para colaborar no ordenamento urbano, evitando as paradas em postes, árvores, etc”, explica Filipe Simões.

O mesmo sistema do Colab para a indicação da instalação de paraciclos também vai servir para que ciclistas avisem que o equipamento precisa de manutenção.Não haverá limite para a quantidade de paraciclos por bairro. Os equipamentos serão instalados conforme a quantidade de pontos avaliados pela equipe do Niterói de Bicicleta após o recebimento da sugestão dos moradores.