Prefeitura de Niterói está na 4ª Conferência Estadual de Juventude

A Prefeitura de Niterói está na 4º Conferência Estadual de Juventude representada pela equipe da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude (CPPJ). Desde quinta-feira (26), treze delegados municipais participam do evento, que tem como tema “Juventude RJ: o futuro se constrói no agora”, que acontece até o dia 28, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A Conferência vai discutir ideias e propostas voltadas para a juventude fluminense, além de definir a delegação que representará o estado na 4ª Conferência Nacional da Juventude.

Mais de 150 jovens participaram da etapa municipal que debateu quatro grupos temáticos principais: Inclusão Social e Dignidade, Empregabilidade e Empreendedorismo, Sustentabilidade e Direito à Cidade e Engajamento Comunitário.

A coordenadora do CPPJ, Luisa Assumpção, ressaltou a importância da participação dos jovens na construção coletiva de políticas públicas.

“Oito anos depois da última conferência, podemos vivenciar, novamente, essa experiência tão importante para a democracia. Estamos na UERJ representando Niterói na 4ª Conferência Estadual de Juventude, após votar nossas propostas e nossa delegação na conferência municipal.
Desejamos que sejam dias muito produtivos e efetivos para as juventudes de nosso estado”.

Na etapa municipal, a juventude de Niterói definiu propostas prioritárias de seus respectivos grupos de trabalho para serem levadas ao congresso estadual de juventude, assim como os delegados e suplentes.

Entre as propostas aprovadas na conferência municipal estão na lista das prioridades o fortalecimento e implementação da Educação de Jovem e Adulto (EJA) diurna com formação inicial em tecnologia, criação da Secretaria de Juventude com Fundo Próprio e capacitação dos jovens para gerir orçamento com formação, Articulação para um pacto de assistência estudantil que brigue pelo jovem universitário que está inserido no mercado de trabalho e que haja a desburocratização de bolsas estudantis e a criação de moeda social para garantir transporte, educação, lazer e cultura, fortalecendo Id.Jovem e o passe livre.

Além disso, os jovens querem a ampliação da divulgação dos projetos sociais e periféricos, passe livre estadual, cotas para Trans e Travestis em concursos do Estado, criação de Programa Primeiro Emprego em empresas de médio e grande porte com paridade étnico-racial e de gênero, entre outras questões.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support