Prefeito de Niterói recebe visita de economista belga referência mundial em sustentabilidade

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu nesta sexta-feira (24), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), a visita do economista, professor e autor belga Gunter Pauli, que é referência mundial em sustentabilidade. Gunter é conhecido internacionalmente como o criador do termo “Economia Azul”, que é um conceito para se referir ao uso sustentável dos recursos proporcionados pelos oceanos. De acordo com os preceitos da “Economia Azul”, é possível promover o desenvolvimento econômico com a utilização dos recursos marinhos sem prejudicar o ecossistema e a natureza.

O prefeito expôs para Gunter Pauli várias iniciativas de Niterói para ser uma cidade cada vez mais sustentável. Axel Grael falou sobre a implantação do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e suas soluções baseadas na natureza; a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que completa 10 anos com 80 quilômetros de malha cicloviária; a criação da Secretaria Municipal do Clima, a primeira do país; a Moeda Social Arariboia e outras ações.

O prefeito Axel Grael destacou que a presença de Gunter Pauli é uma inspiração para Niterói.

“O Gunter é uma pessoa de reconhecimento internacional. Ele defende uma bandeira que é a “Economia Azul”. Ele é uma usina de ideias sustentáveis muito interessantes. Pensamos em algumas alternativas para trazer para Niterói. Como ambientalista, para mim é muito instigante ter uma conversa com alguém com a experiência dele. Ele tem uma experiência de formulação de ideias e de experimentação de vários projetos importantes para esta transição para o sustentável. A gente tem a experiência de administrar uma cidade e de ver como é possível viabilizar a transformação de uma cidade de 500 mil habitantes. É uma troca muito rica”, explicou Axel Grael.

O belga Gunter Pauli afirmou ter tido uma excelente impressão de Niterói e das políticas públicas do município na área da sustentabilidade. “Precisamos de pioneiros. Precisamos de gente que faz e não de gente que fala. O prefeito é um homem que faz. Quero que, com a nossa experiência da “Economia Azul”, com 200 projetos realizados no mundo, possamos inspirar Niterói a fazer ainda mais. O potencial é evidente. Temos a possibilidade de fazer muito mais juntos”, disse o economista.

Ao final da visita, o economista deu de presente para o prefeito Axel Grael um exemplar do livro “Economia Azul”, que está na quinta edição. Também participaram do encontro o secretário do Clima, Luciano Paez; o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson; e o secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz.

Foto: Lucas Benevides