Prefeitura de Niterói entra nos últimos ajustes para Réveillon 2024

Há três dias da festa mais tradicional do ano, a Prefeitura de Niterói realizou um encontro com diversos órgãos para fazer os últimos ajustes para o Réveillon 450 anos: O futuro é agora. A reunião contou com a presença de vários órgãos da gestão municipal e agentes externos que estão envolvidos nos preparativos da grande festa que vai contar com um efetivo de cerca de 2 mil pessoas trabalhando nas diversas áreas. O evento, organizado pela Neltur, já tem esquemas de transporte, saúde e limpeza definidos, além de contar com medidas para caso de crianças perdidas.

A Praia de Icaraí será totalmente interditada a partir das 18h deste domingo (31) e liberada logo após o encerramento do show principal, do cantor Lulu Santos. Na manhã de segunda, 1º de janeiro, a Praia volta a ser interditada por um período curto, a partir das 6h, para que as equipes da Clin possam realizar todo o trabalho de limpeza em segurança. A via será totalmente liberada para acesso dos veículos após o término do serviço de limpeza. Até lá, os veículos terão acesso somente até a altura da Rua Álvarez de Azevedo (utilizada para chegar à Rua Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira). O estacionamento nas vias será proibido a partir do sábado (30), às 21h. Os operadores da NitTrans estarão organizando o tráfego e ruas do entorno das principais vias de acesso.

A Prefeitura de Niterói terá uma tenda montada na Praia, em frente à Praça Getúlio Vargas, onde haverá um posto móvel do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói. A atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar será realizada junto ao Posto do CISP. A Polícia Militar vai atuar em toda extensão das praias de Icaraí e de Itaipu, com efetivo reforçado para ambos os locais, além de outros pontos da cidade. A Secretaria de Ordem Pública vai disponibilizar viaturas com agentes para atuar no dia 31, a partir das 20h, coibindo a utilização de garrafas de vidro e trabalhar na fiscalização.

“A gente está organizando essa festa com muito carinho. Venham para a Praia, aproveitem a festa, mas a gente faz um apelo para que as pessoas priorizem o transporte público e não tragam materiais de vidro ou cortantes. A gente sabe que muitas pessoas trazem a sua garrafa de espumante, então pedimos que tenham cuidado no manuseio e no descarte. Tragam seus copos, mas evitem taças que possam quebrar e causar acidentes para que a gente possa ter uma festa bonita e com todos em segurança para que as pessoas entrem em 2024 com muita saúde, paz, alegria e esperança porque o futuro é agora”, reforça o presidente da Neltur, André Bento.

A estimativa é que, só na Praia de Icaraí, o público chegue a 250 mil pessoas, por isso, foi pensada também uma ação de prevenção a casos de menores perdidos. As famílias que forem aproveitar o evento na praia contarão com pulseiras de identificação para suas crianças e jovens. Serão disponibilizadas 2.500 pulseiras identificadoras (distribuídas no posto do CISP Móvel). O objetivo é facilitar sua localização nos eventuais casos de se perderem. O Conselho Tutelar terá plantonista, junto ao CISP Móvel, fazendo abordagem durante todo o evento.

O Corpo de Bombeiros vai atuar com um posto fixo montado próximo ao palco para qualquer emergência e para eventuais situações de prevenção de incêndios. A corporação também terá o serviço reforçado de guarda-vidas de prontidão na areia da Praia de Icaraí.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia fará, continuadamente, um monitoramento das previsões meteorológicas nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. Além disso, a Neltur contratou uma empresa especializada que vai fiscalizar e monitorar toda a montagem do palco, cumprindo o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) antes, no dia do evento, até a desmontagem do mesmo. Para maior segurança, foi solicitado que seja também utilizado um anemômetro que vai medir a velocidade e pressão dos ventos.

O atendimento médico será feito pela empresa contratada LEFE Serviços Médicos Ltda. Na Praia de Icaraí serão montados 3 Postos Médicos, contando com 100 maqueiros, 10 leitos e 10 cadeiras de hidratação em cada posto, 12 ambulâncias tipo D (UTI Móvel), além dos médicos e enfermeiros. Pela Fundação Municipal de Saúde, estará no local a Coordenadora do SAMU BASE – Niterói, Maria Auxiliadora Coutinho (Dora), que estará no suporte às situações adversas.

Participaram da reunião agentes da Neltur e Supervisão dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), da chefia de gabinete, das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Defesa Civil, Conservação e Serviços Públicos Saúde (SAMU) e Assistência Social e Economia Solidária, das coordenadorias Geral de Eventos e de Comunicação, Subsecretaria de Trânsito, NitTrans, Clin, Guarda Civil Municipal e representantes do Conselho Tutelar, da Time Cine Broadcast, da Polícia Militar, da 76º Delegacia de Polícia Civil e do 12º BPM.

Por conta da organização das festas para o Réveillon, neste domingo (31), não haverá o fechamento da Praia da Boa Viagem para lazer.

Praia de Itaipu – A Região Oceânica também recebe, tradicionalmente, pessoas para assistir a queima de fogos e comemorar com os familiares nas areias. Os ônibus farão, ao lado da praia, apenas o desembarque dos passageiros perto da praia e não será permitida a circulação de carros nessa área. No local, haverá um trabalho de direcionamento das áreas permitidas ao estacionamento de veículos. O ponto final das linhas de ônibus será deslocado para a lateral do Cemitério.