Prefeito de Niterói representará países da América do Sul em discussões globais sobre clima e resiliência

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, responsável pela criação em 2021 da primeira Secretaria Municipal do Clima do país, foi empossado nesta quinta-feira (07) como membro do Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI, para América do Sul. O Comitê tem papel relevante a nível global para aprofundamento de agendas importantes ligadas à sustentabilidade e enfrentamento da crise climática mundial.

Os membros do conselho, incluindo o prefeito de Niterói, tomaram posse de forma remota e a reunião contou com a participação de representantes de diversos países da América do Sul, para a legislatura de 2024 a 2027. O secretário do Clima, Luciano Paez, e a secretária Katherine Azevedo, do Escritório de Gestão de Projetos, também participaram da reunião.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, terá assento global mundial, na representação da América do Sul, junto às discussões mundiais de sustentabilidade, mudanças climáticas e resiliência.

“Niterói tem avançado cada vez mais nas ações em busca de tornar a cidade cada vez mais sustentável e resiliente. Em nossa participação em eventos mundiais temos levado nossas propostas e trabalhos que realizamos na cidade. Vale sempre lembrar que somos o único município a ter uma secretaria de Clima que tenha um olhar diferenciado para implementação de políticas públicas que envolva todas as secretarias e segmentos para os resultados serem alcançados com sucesso, e é isso que estamos fazendo”, explicou o prefeito Axel Grael.

O protagonismo de Niterói no cenário nacional e internacional para assuntos climáticos justificou o convite realizado ao Prefeito Axel e o interesse do ICLEI de levar Niterói para o Comitê Executivo Global. A proposta de governança local liderada pelo Secretário do Clima, Luciano Paez, na criação do Comitê Intersecretarial de Mudanças Climáticas – COMCLIMA, composto por 10 secretarias de governo, a criação do Programa Social de Neutralização de Carbono e a própria estruturação da política pública municipal de mudanças climáticas têm sido destacadas nos diversos fóruns mundiais.

“Temos a certeza que a chegada de Niterói no Comitê Executivo para América do Sul irá oportunizar a apresentação de diversas iniciativas locais que temos realizado e contribuir para o fortalecimento de políticas públicas focadas nas mudanças climáticas. Nossa participação em eventos mundiais sobre a temática do clima tem sido cada vez maior e nossa proposta de criação de uma agenda participativa e integrada, já é considerada um modelo para outras cidades”, afirmou o Secretário Luciano Paez.

Foto : Bruno Eduardo Alves 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support