Secretaria Municipal de Participação Social leva escritório itinerante para a comunidade da Leopoldina, no Barreto

A Secretaria Municipal de Participação Social de Niterói marcou presença na Leopoldina, comunidade localizada no bairro do Barreto, no último fim de semana, com ação do Escritório Social Itinerante. Durante todo o sábado (25), a população pode contar com atendimento e direcionamento para reinserção social de egressos do sistema prisional e seus familiares, através de atendimento psicossocial, auxílio jurídico e mobilização da estrutura do poder público municipal para atendimento das demandas locais.

“Nestas ações costumamos acolher demandas como busca por empregos e a retirada da segunda via de documentos. Vamos ressocializar essas pessoas através dessas ações para que as pessoas que já cumpriram suas penas tenham seus direitos respeitados por todos. Nesta edição realizamos 35 acolhimentos, de diferentes serviços, um recorde em nossas ações”, resume Carlos Mário, subsecretário da Secretaria Municipal de Participação Social e gerente do Programa Rede Acolher.

O Programa Escritório Social já realizou mais de 2.500 atendimentos no primeiro semestre de 2024 e é fruto de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). O projeto atende e orienta o egresso do sistema prisional com auxílio jurídico e atendimento psicossocial. O escritório funciona no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói.

“A construção coletiva e a mobilização de outras forças permite que ofereçamos dignidade e colabore com a mitigação da pobreza e das desigualdades sociais”, destacou o secretário municipal de Participação Social, Octavio Ribeiro Santos.