Obras de recuperação do calçadão da Praia de Piratininga começam em abril

17/03/2021 – A Prefeitura de Niterói inicia em abril as intervenções no calçadão da Praia de Piratininga, após serem concluídas as etapas de elaboração do projeto, que trará solução definitiva para proteger o local das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia. O investimento da Prefeitura de Niterói nesta iniciativa é da ordem de R$ 4 milhões.

A obra na orla da praia de Piratininga será realizada no trecho entre as ruas Jornalista Umbelino Silva e João Gomes da Silva, totalizando uma extensão de 300 metros. Nesta área, será construído um muro de contenção com a utilização de pilastras hélice, que oferecem maior segurança, até que seja feita a reposição do estoque de areia da praia.

A coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), Dionê Castro, explica que a Prefeitura de Niterói, através do PRO Sustentável, realizou os estudos relacionados à dinâmica costeira, com ênfase na solução estrutural para conter os fenômenos que causam a erosão da praia e frequentes eventos de desabamento do calçadão da Praia de Piratininga durante as ressacas.

“Foram estes estudos, já apresentados e discutidos com os cidadãos interessados, que indicaram a reposição do estoque de areia da praia como a melhor solução e embasaram os projetos de engenharia do muro de contenção neste trecho. Em função dos fenômenos de marés e ressacas de forte magnitude que atuam no local, foram identificadas estruturas existentes de contenção em concreto armado junto à orla da praia que se encontram danificadas e rompidas. Com isso, realizamos a licitação para contratação da empresa para elaboração do projeto executivo e execução das obras de recuperação do calçadão”, explica.

O projeto inclui, ainda, o paisagismo nas áreas do calçadão a ser reconstruído, além da construção de mais um posto salva-vidas, que seguirá os moldes dos que já existem na Praia de Piratininga.

“O trabalho de requalificação paisagística tem como objetivo proporcionar aos moradores e frequentadores da Praia de Piratininga um espaço público de lazer e convívio, além de investir na recomposição paisagística com espécies nativas da restinga. Assim, serão criadas áreas de permanência sombreadas, alguns espaços gramados livres, canteiros vegetados e caminhos que interligam essas praças”, conta Dionê.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support