Secretaria Municipal de Participação Social de Niterói apresenta resultados do programa Rede Acolher

A Secretaria Municipal de Participação Social de Niterói realizará, na próxima quinta-feira (12), uma apresentação dos resultados obtidos pelo programa Rede Acolher. O evento acontecerá a partir das 9h, na CDL Niterói, e contará com a prestação de contas dos serviços executados, além de palestras e debates com a participação de autoridades locais e da sociedade civil.

Durante a devolutiva, serão apresentados os resultados alcançados em 2024, incluindo aproximadamente seis mil atendimentos realizados pelos três eixos do programa: Escritório Social, Escritório Social Itinerante e Recomeçar, além das ações que possibilitaram esse número expressivo.

“O Programa Rede Acolher é uma política fundamental para Niterói, pois oferece oportunidades aos egressos do sistema prisional, com foco na reinserção social. Por meio do Escritório Social, orientamos os egressos sobre garantia de direitos, e com o programa Recomeçar, disponibilizamos cursos para que eles e seus familiares aprendam novas profissões e atividades econômicas. Isso contribui para a dignidade dessas pessoas e para a mitigação da pobreza, impactando diretamente na prevenção da violência,” afirmou o secretário municipal de Participação Social, Octavio Ribeiro.

O Escritório Social tem como objetivo implementar políticas públicas voltadas para o atendimento, acolhimento e acompanhamento de egressos do sistema prisional, pré-egressos, pessoas em cumprimento de medidas e penas alternativas, bem como seus familiares. Sua proposta é promover fatores de proteção social para prevenir a reprodução da violência. O atendimento acontece no Terminal Rodoviário João Goulart, no 3º andar, de 9h às 17h, com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, assistentes jurídicos e articuladores sociais, oferece suporte integral ao público-alvo. A gestão do Escritório Social de Niterói é reconhecida nacionalmente como referência, servindo de modelo para outros estados. A inovação do projeto está na parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e na versão itinerante do Escritório Social, que leva serviços às comunidades da cidade nos finais de semana.

Já o projeto Recomeçar é voltado para a inclusão do egresso e seus familiares no mercado de trabalho, a través da oferta de cursos de qualificação e mão de obra e potencialização do empreendedorismo através da articulação com as políticas de trabalho e renda do município.

O Programa Rede Acolher, parte do Pacto Niterói Contra a Violência, é coordenado pela Secretaria Municipal de Participação Social (SEMPAS). A iniciativa teve início com a criação do Escritório Social em 2019, fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado com o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em 2022, a parceria foi ampliada para incluir a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP).

Serviço
Data: 12/12/2024
Horário: 9h às 13h
Local: CDL Niterói – Rua General Andrade Neves, 31, São Domingos, Niterói

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support