Niterói ganha centenas de resedás, arbusto rústico e de fácil manutenção

24/03/2021 – Niterói está ficando mais colorida com o plantio de resedás, um arbusto de origem indiana com flores que parecem papel-crepom. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) é a responsável pelos plantios. De fevereiro até agora, já são mais de 60 resedás rosas e brancos, que podem ser encontrados na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, e em frente ao Caminho Niemeyer, no Centro.

A secretária municipal explica que esta espécie tem raízes superficiais que não destroem calçadas e seu porte pequeno mantêm a copa longe da fiação, evitando podas excessivas e desfigurantes.

“Além disso, o resedá é um arbusto rústico e de fácil manutenção, com folhas resistentes à poluição que caem uma vez só por ano. O plantio dos resedás está sendo feito somente embaixo de fiações aéreas. Nos outros espaços, são plantadas árvores nobres da nossa Mata Atlântica”, conta Dayse Monassa, antecipando que o plantio irá continuar em outras regiões da cidade.