![](https://niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Copa-Rio-4.jpeg)
Praia de Icaraí recebe a elite do Beach Soccer
Niterói está recebendo um dos maiores eventos do futebol de areia nesta semana, e a cidade se tornou o centro das atenções no cenário esportivo nacional e internacional. O Niterói Beach Soccer Cup, que conta com a Copa Rio, o Campeonato Niteroiense Master e partidas internacionais entre Brasil e Peru, traz para Niterói uma grande oportunidade de reviver e fortalecer a tradição do beach soccer na cidade, na Praia de Icaraí, ponto tradicional do esporte. O evento conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), em parceria com a Confederação de Beach Soccer do Brasil. A entrada é gratuita.
O secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, diz que o evento é fundamental para o fortalecimento do esporte na cidade.
“É uma grande oportunidade para Niterói mostrar a sua força no esporte. Estamos trazendo para a cidade a nata do beach soccer, com grandes seleções e clubes, e é uma honra apoiar uma iniciativa tão importante. A Praia de Icaraí, com sua tradição no futebol de areia, é o lugar perfeito para essa competição. O evento não só promove o esporte, mas também estimula a inclusão social e a valorização do esporte de base”, considera Gallo.
Daniel Fontes, um dos organizadores do evento, destacou a importância do campeonato e da presença das seleções na cidade.
“É muito importante Niterói receber esse evento tão grande, com atletas estrangeiros, a nata da seleção brasileira aqui. A seleção vai treinar em Niterói e isso impacta a cidade”, disse Fontes, ressaltando o significado do evento para o fomento do esporte local.
Daniel também fez questão de lembrar como a Praia de Icaraí, que há 30 anos era palco de grandes partidas de futebol de campo, tem se transformado em um centro de múltiplas modalidades esportivas.
“Aqui na Praia de Icaraí, a gente tinha, há 30 anos atrás, dois campos de 11 que lotavam o calçadão. Era uma característica da praia, com jogos todo final de semana. Hoje, você vê que a praia tem mais de 20 modalidades acontecendo, e trazer o beach soccer para cá é resgatar a raiz”, afirma.
Com grandes clubes competindo no evento, como Flamengo, Vasco e Botafogo, a visibilidade e o fortalecimento do esporte na cidade têm sido cada vez mais evidentes. Daniel ainda mencionou a importância do apoio da prefeitura para a realização do evento e a possibilidade de inserir o beach soccer no calendário oficial de Niterói, o que contribui ainda mais para o crescimento do esporte.
O campeonato vai até domingo e promete grandes emoções, com um jogo especial no sábado entre Brasil e Peru. Além disso, a seleção brasileira de beach soccer também estará treinando na cidade, e a presença de 30 atletas peruanos hospedados em Niterói reforça a importância do evento para consolidar a cidade como um destino para o esporte.
Programação
Quinta-feira (13)
17h30 – Abertura da Arena
19h – Copa Rio Masculina (Jogo 1)
20h15 – Copa Rio Masculina (Jogo 2)
21h30 – Término dos Jogos
22h30 – Fechamento da Arena
Sexta-feira (14)
17h30 – Abertura da Arena
18h – Carioca x Central (Qualifying Feminino)
19h – Copa Rio Masculina (Jogo 1)
20h15 – Copa Rio Masculina (Jogo 2)
21h30 – Término dos Jogos
22h30 – Fechamento da Arena
Sábado (15)
7h – Abertura da Arena
8h – Copa Rio (Semifinal 1 – Feminino)
9h15 – Copa Rio (Semifinal 2 – Feminino)
11h – Desafio Internacional – Brasil x Peru
12h30 – Copa Rio (Semifinal 1 – Masculino)
14h – Copa Rio (Semifinal 2 – Masculino)
15h30 – Término dos Jogos
17h – Fechamento da Arena
Domingo (16)
7h – Campeonato Niteroiense Master
8h – Abertura da Arena
8h30 – Copa Rio (Disputa do Bronze – Masculino)
10h30 – Copa Rio (Final – Feminino)
12h – Copa Rio (Final – Masculino)
14h – Desafio Internacional – Brasil x Peru
15h30 – Término dos Jogos
17h – Fechamento da Arena