Com gestão moderna e foco em sustentabilidade, Clin reforça protagonismo na limpeza de Niterói

Prestes a completar 36 anos, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) faz da cidade uma das mais bem colocadas do país em gestão de resíduos. Líder no ranking estadual e terceira colocada nacionalmente no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu), a companhia vem ganhando destaque como modelo de gestão ambiental no setor público. A Clin coleta mais de 700 toneladas de resíduos por dia, entre domiciliares e públicos.

A cidade continua investindo em inovação. Uma das ações recentes foi a instalação de três novos contêineres semienterrados (moloks) na Vila Ipiranga, no Fonseca, dentro do programa “Clin Comunidade Sustentável”. Os equipamentos têm capacidade de cinco metros cúbicos e se somam a outros 40 em operação em comunidades da cidade: todos são destinados à coleta de resíduos orgânicos e recicláveis.

Niterói foi uma das pioneiras na coleta seletiva no Brasil, iniciada em 1991. Hoje, a Clin atua em diversas frentes: além do sistema porta a porta, há pontos de entrega voluntária, coleta em escolas municipais e atendimentos pontuais para resíduos específicos sob solicitação. A coleta domiciliar é feita em dias e horários definidos para cada bairro.

A Clin tem priorizado modernização e transparência. Nos primeiros 100 dias do governo Rodrigo Neves, a companhia organizou o mutirão “Cidade Limpa”, ampliou a frota com equipamentos como varredeiras elétricas e retroescavadeiras, e substituiu cerca de 800 papeleiras em áreas públicas. Também foi criada uma comissão de compliance e a participação feminina em cargos de liderança foi ampliada.

Durante o feriado de Corpus Christi, a Clin mobilizou uma força-tarefa com 70 colaboradores e concluiu a limpeza em apenas duas horas após o fim da celebração. No último dia 25, outra operação na Praia de Piratininga cobriu 2,7 quilômetros com serviços de varrição, roçagem, capina e pintura de meios-fios, além da instalação de contêineres e papeleiras.

Outro projeto em destaque é o viveiro de mudas da Divisão de Educação Ambiental (DIEA), que agora abriga 21 espécies de abelhas sem ferrão, importantes para a polinização e o monitoramento da qualidade ambiental. O viveiro mantém mais de 170 mil mudas de 305 espécies nativas da Mata Atlântica.

A atuação da Clin mostra como a limpeza urbana pode ser integrada a políticas ambientais, à educação e à inclusão social.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support