Solar do Jambeiro vai receber encontro com jornalistas do BRICS

A cidade de Niterói será palco, nesta sexta-feira (04), dois dias antes do início das reuniões de cúpula do BRICS no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, do BRICS Press Meeting. O evento será realizado no histórico Solar do Jambeiro e vai receber jornalistas dos países integrantes do bloco com o objetivo de criar sinergia e integração entre os profissionais. No encontro, haverá análises geopolíticas e debates sobre as mudanças em curso no panorama das relações internacionais. 

O prefeito Rodrigo Neves falou sobre a importância de receber o evento na cidade e destacou o papel da imprensa para uma sociedade democrática.

“O trabalho jornalístico é primordial para que a democracia se fortaleça cada vez mais, sobretudo em um tempo de circulação de muitas notícias falsas. Para Niterói, é muito importante receber este encontro internacional em um patrimônio cultural e histórico da cidade como o Solar do Jambeiro. É sempre relevante contribuir com a democracia e com a pluralidade de ideias”, afirmou Rodrigo Neves.

O secretário executivo da cidade, Felipe Peixoto, comentou sobre o impacto do encontro de cúpula do BRICS para Niterói.

“O fortalecimento do BRICS representa uma oportunidade concreta para cidades como Niterói ampliarem sua inserção internacional, atraírem investimentos estratégicos e promoverem intercâmbios em áreas-chave como inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. Estar alinhado com essa agenda global é fundamental para projetarmos o futuro que queremos para nossa cidade”, reforçou Felipe Peixoto.

As atividades serão destinadas a jornalistas credenciados, mas o público poderá assistir à transmissão ao vivo através do canal do Toda Palavra no YouTube https://www.youtube.com/@todapalavra; da TV Comunitária de Brasília https://www.youtube.com/@tvcomdfdemocraciainformativa e do portal de notícias Brasil 247 https://www.youtube.com/@brasil247.  

A programação abrangerá temas como imprensa independente, o papel da mídia na consolidação de uma ordem multipolar, a formação de redes de comunicação no Sul Global e a relevância cultural do BRICS na produção jornalística.

O BRICS Press Meeting é organizado pela rádio e jornal Toda Palavra, de Niterói, e pela TV Comunitária de Brasília, em parceria com a TV BRICs, Agência Sputnik Brasil e Brasil 247. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria das Culturas; da TeleSur; da HispanTV; além do iBRICS (Instituto para Intercâmbio Cultural e Desenvolvimento Econômico dos países do BRICS); NuBRICS (Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense); Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro; Associação Cultural Pushkin; e IBESVA (Instituto de Beneficência Somos Valentes).

Programação:

Manhã:

10h – Abertura

10h15 – Palestra: A cultura dos BRICS – Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

11h – Palestra de Fernando Horta (pesquisador brasileiro com formação acadêmica na área de História e Relações Internacionais) – “Geopolítica dos saberes”, a dependência sistêmica no mundo e como isso afeta política e economicamente os países BRICS.

11h40 – Palestra de Beatriz Bissio (jornalista, historiadora e cientista política – UFRJ)

12h20 – Desafios da construção do mundo multipolar – Mesa-redonda com a participação de pesquisadores do Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense (NuBRICS/UFF).

Tarde:

14h – Mesa 1: Imprensa independente, mídia regional/comunitária e jornalistas independentes.  

15h – Mesa 2: Desenvolvimento de redes de comunicação independentes para o Sul Global.

16h30 – Desafios e conquistas do mundo multipolar – Conferência do jornalista brasileiro Pepe Escobar.

17h30 – Encerramento

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support